CI

Mudanças climáticas afetam plantações de tomate e preço do Ketchup

Pesquisadores trabalham para que a fruta favorita da América não seja afetada pelas mudanças climáticas, mesmo assim os tomates estão suscetíveis a isso


Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

Seja no sanduíche, salada, macarronada ou no molho da pizza, o tomate é o queridinho das américas, seu derivado também, o ketchup. Os americanos consomem mais de 13 quilos do vegetal por ano, três quartos disso na forma processada. Por falar nisso, as mudanças climáticas pode ser um grande problema para o processamento de tomate (do tipo ketchup). 

Pesquisadores trabalham para que a fruta favorita da América não seja afetada pelas mudanças climáticas, mesmo assim os tomates estão suscetíveis a isso. De acordo com estudo publicado no jornal Nature Food, as três maiores “cestas” de tomate do mundo, podem cair em 6% da produção. Os Estados Unidos (Califórnia) são responsáveis por 90% dos tomates processados, seguidos de Itália e China. 

Porém, a Califórnia, com suas temperaturas elevadas, com de 95 graus, afetam a cultura do tomate. As temperaturas altas e a falta de água são um problema grave para a plantação. Para o consultor agrícola da Universidade da Califórnia, Tom Turini, explica “com as temperaturas extremamente altas, uma porcentagem de flores em um tomateiro se transformará em fruta. 

O que isso tem a ver com o ketchup? Com os custos elevados de combustível e fertilizantes, além da falta de água, o consultor agrícola prevê que os preços subam mais ainda. O aumento nos custos já chegou para os consumidores, já que os molhos de tomate e o próprio ketchup supera o aumento da inflação dos Estados Unidos. Em agosto, os preços do molho de tomate era 17% mais caro que o ano passado e o ketchup 23% mais caro, em relação ao mesmo período, conforme pesquisa de mercado divulgada pela empresa de análise de dados IRI. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.