CI

Multinacional chinesa faz investimento de capital na CCAB Agro

O mercado de agroquímicos, um dos insumos mais importantes na produção agrícola, é esperado para fechar 2011 com faturamento total próximo de $ 8,0 bilhões de dólares no Brasil


A Chongqing Huapont Pharm Co. Ltd, uma das maiores empresas de químicos da China com atividades no setor Farmacêutico e Agroquímico, acaba de anunciar um investimento de $ 20 milhões de dólares adquirindo uma participação acionária de 7,5% na CCAB Agro no Brasil (uma empresa do grupo CCAB Participações).


Chongqing Huapont Pharm Co. Ltd. (Huapont) e suas subsidiárias são o maior exportador chinês independente de agroquímicos, sendo um grupo de empresas de alta tecnologia focada no desenvolvimento de novas moléculas, processos de síntese inovadores e o desenvolvimento de formulações sob rigorosos controles ambientais para fornecer produtos de qualidade superior para seus clientes. Nutrichem irá combinar todas estas fortalezas e a transferência de tecnologia desenvolvida pelo seu grupo de cientistas para as instalações de fabricação múltipla em toda a China através de fábricas próprias e de parceiros.

De acordo com Zhang Songshan, presidente do Huapont, "Esta transação com a CCAB Agro representa o primeiro investimento da nossa empresa fora da China. Sua natureza altamente estratégica irá alavancar nossas forças em pesquisa e desenvolvimento (R&D) e fabricação no maior mercado de agroquímicos do mundo”. Songshan Zhang acrescenta que "o Brasil tem um potencial agrícola inegável e mostrou mais uma vez que pode crescer muito mais quando se trata de produção de alimentos, energia renovável, como etanol e biodiesel, ração animal e fibras como o algodão. Consequentemente, há uma tendência de crescimento no mercado de agroquímicos e sentimos que podemos ser um grande player neste mercado".

O presidente do Conselho de Administração da CCAB Participações, Gilson Pinesso, diz que a importância do acordo supera os investimentos. "Esta é uma parceria estratégica que traz o conhecimento que permitirá CCAB avançar com seus planos de crescimento em agroquímicos e outros insumos, atendendo assim as exigências dos nossos produtores e acionistas", diz ele. CCAB Participações é o resultado da união de 16 cooperativas de agricultores brasileiros, que representam uma produção de cerca de $ 10 bilhões de dólares em commodities agrícolas em 2011.

A empresa tem um pipeline robusto de registros existentes e futuros para produtos agroquímicos, e isso lhe permitirá atender a uma grande parte das necessidades dos produtores, no curto e médio prazos com seus próprios produtos ou com aqueles fornecidos por parcerias locais.

O mercado de agroquímicos, um dos insumos mais importantes na produção agrícola, é esperado para fechar 2011 com faturamento total próximo de $ 8,0 bilhões de dólares no Brasil. Os membros atuais de CCAB Participações representam cerca de 20% do volume total de agroquímicos consumido no Brasil. “Com a entrada da Huapont e a parceria anunciada em junho último com Louis Dreyfus Commodities, estaremos trabalhando para aumentar a base de produtores em nossa holding, buscando adicionar mais Cooperativas com diversidade geográfica de forma que a CCAB Agro possa atender com suas novas capacidades e parceiros ainda mais produtores rurais” – enfatiza Gilson Pinesso – Presidente Conselho CCAB Participações”.

"Este investimento estratégico reúne doutores em Química e os maiores produtores no Brasil possibilitando o desenvolvimento de novos produtos e inovação, que levará ao aumento da produtividade e manejo mais eficientes, fazendo da CCAB Agro não só uma empresa de agroquímicos genéricos, mas o mais importante, uma empresa com capacidades de pesquisa e desenvolvimento "- diz Jorge Moura, diretor executivo da CCAB Agro SA "Vamos trabalhar com nossos dois parceiros, Huapont Chongqing Pharm e Louis Dreyfus Commodities Brasil para construir uma empresa de agroquímicos e insumos agrícolas muito sólida e de alto potencial de crescimento em um dos maiores mercados agrícolas do mundo, trabalhando em melhorias constantes de nossas regras de governança e se preparando para um IPO futuro" - Rogério Haddad, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores.


CCAB Agro é uma empresa do grupo CCAB Participações SA, fundada em 2007 como uma alternativa para o fornecimento de materiais agrícolas aos agricultores filiados a seus respectivos grupos de acionistas. A empresa atua no segmento de defensivos agrícolas, conta com seis filiais espalhadas estrategicamente, e os acionistas nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Nos últimos quatro safras, o volume de vendas atingiu mais de EUA $ 500 milhões.

Chongqing Huapont Pharm. Co. Ltd. é um empresa farmacêutica de alto crescimento listada na bolsa da China, responsável pela fabricação e comercialização de ingredientes farmacêuticos ativos (APIs), bem como dosagens de produtos acabados para o mercado nacional e internacional. Huapont, criada em 1992, em Chongqing, China, é equipada com instalações state-of-the-art e forte força de pesquisa e desenvolvimento. É principalmente dedicado à fabricação e comercialização de APIs e medicamentos de dermatologia, anti-tuberculose e oncologia. A empresa é especialmente focada em suas principais habilidades em pesquisa e desenvolvimento de produtos ácidos retinóicos, e ela pode fornecer a maior variedades de produtos, representando mais de 56% de market share da China no mercado ácidos retinóico por valor.

Nutrichem International Co. Ltd. é uma empresa privada com sede em Beijing, República Popular da China, focada na inovação síntese de processos, qualidade, a descoberta de novos moléculas, desenvolvimento de formulações, processos de fabricação eficiente com padrões elevados meio ambiente, saúde e segurança. Nutrichem International Co. Ltd. se tornará subsidiária integral da Chongqing Huapont Pharm. Co. Ltd., após a aprovação do governo chinês finais mais tarde em 2011. Nutrichem é o maior exportador independente de defensivos da China.

Louis Dreyfus Commodities Brasil é uma empresa da Louis Dreyfus Commodities, que foi marcando a sua presença no mercado mundial de commodities nos últimos 160 anos. No Brasil desde a década de 1940, a empresa atua na originação, produção, armazenamento, transporte e comercialização de produtos agrícolas, com negócios nos segmentos de algodão, café, açúcar e etanol, arroz, sucos, fertilizantes, grãos e oleaginosas.

LDCommodities opera nas principais regiões produtivas do país, com ativos industriais no Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Contando com sua sede na cidade de São Paulo, opera quatro fábricas de oleaginosas processo, três de suco de laranja, cinco terminais portuários, açúcar treze e usinas de etanol (LDC-SEV), dois terminais de navegação, e mais de 30 instalações de armazenamento a granel. LDCommodities também gerencia cerca de 340 mil hectares de terra e gera mais de 30 mil empregos permanentes e temporários.

Fonte: CCAB Agro

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.