No Brasil, dia foi de ganhos na soja

MERCADO FÍSICO

No Brasil, dia foi de ganhos na soja

A explicação está na alta do prêmio, que subiu 11% para março e puxou os preços
Por: -Leonardo Gottems
297 acessos

A T&F Consultoria Agroeconômica aponta que foi um dia de alta da soja, tanto no porto quanto no interior. Dois fatores preponderantes, a Bolsa de Chicago caiu 0,65% e o Dólar caiu 0,50%. Mesmo assim, o preço da soja no porto subiu 0,25%, segundo a pesquisa desta terça-feira do Cepea, fixando em R$ 77,56.

“A explicação está na alta do prêmio, que subiu 11% para março e puxou os preços da soja brasileira nos portos para cima. No interior, o preço subiu mais: 0,84%, sendo fixado em R$ 72,44/saca, devido à elevação dos preços de exportação de óleo e farelo. Com isto, as perdas do mês de janeiro de 2019 da soja, recuaram para 3,26% nos portos (contra perdas de 3,49% do dia anterior) e para 2,14% no interior (contra 3,05% do dia anterior)”, explica o analista da T&F Luiz Fernando Pacheco. 

Os mapas climáticos atualizados trazem a confirmação da falta de chuvas para o Centro do Brasil nestes próximos cinco dias pelo menos, aponta a Consultoria AgResource: “Uma massa de ar quente de alta pressão toma conta da região Central do país, impedindo com que rodada de precipitações se aproximem. A ARC alerta que o padrão definido é altamente prejudicial, uma vez que a maioria da safra verão nestas áreas já está entrando em fase de reprodução, quando a regularização das chuvas é de extrema necessidade para o bom desenvolvimento.

“Caso tais mapas se confirmem, é provável que haja novas reduções nas estimativas de produção final. No Sul brasileiro, os índices pluviométricos se mantêm estáveis, com foco de chuvas torrenciais no extremo sul do Rio Grande do Sul e quase todo o Norte da Argentina, prejudicando o ritmo final do plantio de algumas regiões”, concluem os analistas da ARC.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink