CI

No Brasil, soja cai com aumento da safra

Maior volume no Brasil deverá ser compensado com as perdas das lavouras argentinas


As cotações da soja tiveram na quinta-feira (11.01) um dia de perdas nos preços do mercado físico brasileiro, realinhando com o viés baixista verificado na Bolsa de Chicago (CBOT). De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, em média os preços desceram 0,31% no interior e 0,71% nos portos.

O analista da T&F Luiz Fernando Pacheco aponta que, no longo prazo (abril para frente), há condições de os preços do mercado interno se recuperarem. Isso porque os ganhos de volume da soja brasileira deverão ser compensados com as perdas das lavouras argentinas: “Além da atual retração das exportações norte-americanas, que deverão aumentar nesta sexta-feira os estoques do país e deverão ser compensados com o aumento dos prêmios pela soja brasileira nos portos de nosso país”.

FUNDAMENTOS

De acordo com a Consultoria AgResource, as previsões climáticas atualizadas hoje trazem a confirmação da chegada de chuvas expressivas sobre o Centro, Leste e Norte da Argentina, juntamente com chuvas sobre o Rio Grande do Sul neste fim de semana: “Os totais previstos continuam dentro do raio dos 30-65 mm acumulados até o dia 16. Tais índices pluviométricos são ansiosamente esperados pelos produtores de tais regiões que já possuem grandes regiões sofrendo com o estresse hídrico”. 

“A soja de segunda safra na Argentina, plantada após a colheita do trigo, é a que mais sofre uma vez que o estágio médio desta cultura está entre V4-V6 com estatura baixa e folhas encarquilhadas. As chuvas são benéficas e traz a recuperação para boa parte de tais regiões. No entanto, as novas chuvas além do dia 16 se concentram sobre o Norte da Argentina, sendo necessária a generalização para manter o bom desenvolvimento”, completa a ARC.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.