CI

No Sudeste é época de colher hortaliças

Região sudeste possui características climáticas que variam muito


Nesta época ano, fim de inverno e com o clima seco, na região Sudeste é o ápice da colheita de hortaliças principalmente as folhosas. O cultivo delas é muito praticado por agricultores familiares localizados em volta de grandes centros consumidores. Por serem plantas de ciclo relativamente rápidos que giram em torno de 50 dias, precisam ser comercializadas o quanto antes para não perderem suas características. A folhosa mais consumida no Brasil é a alface crespa. Os maiores produtores estão localizados da região estão próximos às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no entanto, existem pequenos e grandes produtores em várias regiões do país.

Também é época preparar para o plantio. Com a previsão de chuvas para o fim do mês de setembro, devido a umidade, a região se prepara para o plantio de frutíferas e grãos, com destaque para o milho, feijão e o café. A colheita de frutíferas e grãos se dá no próximo semestre.

 A região sudeste possui características climáticas que variam muito. Um exemplo é estado de Minas Gerais, que devido a sua grande extensão possui grandes diferenças dentro do seu território. “A recomendação antes de plantar é que o agricultor procure um Escritório da Emater mais próximo para receber orientações”, recomenda o engenheiro agrônomo do Departamento Técnico da Emater-MG, Gastão Goulart. “Tem culturas que são recomendadas para o plantio no norte de Minas, por exemplo, que já não recomendas para o Sul do estado”, exemplifica. 

As hortaliças folhosas são recomendadas para plantio e cultivo durante todo o ano. Porém, no período chuvoso, que começa em setembro na maioria dos estados brasileiros, pode acontecer uma diminuição na produtividade. “Colhe-se todo dia, de réveillon a réveillon. Mas no período de chuva a qualidade fica ruim, por isso em janeiro a alface fica mais cara”, explica Gastão Goulart reforçando a necessidade de uma orientação técnica para quem for plantar. 

Entenda o que são hortaliças folhosas

Existem mais de 70 espécies de hortaliças e são agrupadas de acordo com a parte que é comestível. Muitas pessoas não sabem o que são hortaliças folhosas, no entanto chamar couve ou alface de verdura não é errado, pois o termo está correto. As verduras são relacionadas às plantas verdes por isso existe o termo verdura que é muito utilizado no campo por agricultores e na culinária, pois se trata de uma planta verde comestível que produz fibras, vitaminas e sais minerais para o organismo humano.

Veja alguns exemplos de hortaliças:

Hortaliças-folhosas: alface, almeirão, agrião, acelga, espinafre, couve, repolho e rúcula.
Hortaliças-flores: couve-flor e brócolis.
Hortaliças-frutos: berinjela, jiló, abóbora, quiabo, chuchu, tomate, pimentão e pepino.
Hortaliças-tubérculos: batata e cará. 
Hortaliças-raízes: cenoura, beterraba, rabanete, nabo e batata-doce
Hortaliças-bulbos: cebola e alho.
Hortaliças-rizomas: inhame.
Hortaliças-hastes: aspargo, aipo ou salsão;
Hortaliças-condimentos: cebolinha, coentro e salsinha.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.