CI

Norte do Piauí ganha novas unidades de produção orgânica

Até o fim de setembro, 60 unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), serão implantadas em seis municípios da região norte do Piauí


Teresina - Até o fim de setembro, 60 unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), serão implantadas em seis municípios da região norte do Piauí. Batalha, Esperantina, Joaquim Pires, São João do Arraial, Matias Olímpio e Porto são as cidades que ganharão dez unidades de PAIS cada uma.

“Esse trabalho está sendo feito desde fevereiro, quando visitamos a região, realizamos todo um diagnóstico e fizemos as oficinas de sensibilização. Agora vamos promover o treinamento ‘Juntos Somos Fortes’ para as famílias que serão beneficiadas com essas unidades”, explica o gestor do Programa PAIS do Sebrae/PI, Robson Antônio Santos.

A iniciativa resulta de uma parceria entre Sebrae/PI, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e prefeituras municipais.

Segundo Robson, o investimento de R$ 650 mil e cada unidade vai atender até duas famílias. “O ganho social é muito grande, pois o Sistema PAIS não gera apenas renda e trabalho, mas contribui de forma eficiente para a inclusão social dessas pessoas”.

O sistema Pais

A Pais é uma ferramenta de transformação social de milhares de empreendedores rurais brasileiros porque melhora a renda das famílias e gera trabalho a partir do cultivo e comercialização de produtos orgânicos. Através da PAIS são produzidas hortaliças, legumes e criam-se galinhas caipiras.

O cultivo é feito através de uma técnica em que as hortaliças e legumes são plantados em torno de anéis, numa área de cinco mil metros quadrados. O centro da unidade de Pais é utilizado para a criação de pequenos animais, como galinhas e patos. O esterco desses animais serve de adubo para a própria horta orgânica. A irrigação é feita por gotejamento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.