CI

Nos EUA, Bolsonaro defende política ambiental brasileira

Presidentes Bolsonaro e Biden fazem reunião bilateral nos EUA


Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estiveram reunidos na noite dessa quinta-feira (9), em Los Angeles, durante a 9º Cúpula das Américas, que reúne líderes da maioria dos países do Hemisfério Ocidental. Esta é a primeira reunião bilateral de ambos desde que Biden chegou ao poder, em janeiro de 2021.

Durante encontro, Bolsonaro disse que o Brasil será um dos maiores exportadores de energia limpa do planeta, exaltou o agronegócio e reafirmou que o país é exemplo em preservação do meio ambiente, apesar das "dificuldades".    

"A questão ambiental, temos as nossas dificuldades, mas fazemos o possível para atender aos nossos interesses e também, porque não dizer, a vontade do mundo. Somos exemplo para o mundo na questão ambiental. Além da segurança alimentar, energia limpa, bem como na questão ambiental, o Brasil é um gigante, e se apresenta para o mundo como a solução para muitos problemas", afirmou.

Já Biden considerou que os demais países também deveriam ajudar a financiar a preservação da Amazônia. "Nós temos que ajudar a recuperação econômica e também a preocupação climática. Vocês tentam proteger a Amazônia, acho que o resto do mundo deveria ajudar a financiar essa preservação. Isso é uma responsabilidade muito grande. Nós temos que conectar nossos povos e estou ansioso para saber o que você pensa sobre isso. Gostaria de ouvir sua opinião e também levantar algumas questões de interesse mútuo", disse Biden.

O cenário político brasileiro e os impactos da guerra no leste europeu também foram abordados por Bolsonaro. Nesta sexta-feira, o mandatário brasileiro irá participar de sessão deliberativa da Cúpula das Américas. Depois, o presidente irá rumar com sua comitiva para Orlando, também nos Estados Unidos, onde cumprirá agenda de inauguração de uma sede consular brasileira e outras atividades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.