CI

Nova enzima pode prevenir danos na batata

"Essas novas enzimas parecem ser importantes em todos os oomicetos fitopatogênicos"


Foto: Pixabay

A descoberta de uma nova enzima pode ajudar a prevenir danos à cultura da batata, de acordo com um estudo da Universidade de York. Ela pode evitar os danos do microrganismo semelhante a um fungo, chamado Phytophthora infestans, que é um patógeno de planta devastador que causa danos às colheitas globais da ordem de US $ 6 bilhões a cada ano e ameaça a segurança alimentar. 

P. infestans pertence a um grupo de organismos chamados oomicetos e é a causa da praga da batata, uma doença que resulta na decomposição dos tubérculos da batata e na subsequente perda de recursos alimentares para as pessoas. A Grande Fome Irlandesa no final dos anos 1940, durante a qual um milhão de pessoas morreram de fome, foi exacerbada pela praga da batata, por exemplo. 

Em um estudo publicado na revista Science , pesquisadores relatam ter encontrado um novo tipo de enzima em P. infestans que permite ao microorganismo quebrar a pectina nas paredes celulares das plantas e infectar as células. A enzima pertence a uma classe de enzimas conhecida como monooxigenases polissacarídicas líticas (LPMOs). 

Os especialistas também identificaram o gene que codifica a produção da enzima e descobriram que a desativação desse gene tornava o patógeno incapaz de infectar as células da planta hospedeira. Os cientistas esperam que esta descoberta leve ao desenvolvimento de novas técnicas para prevenir os danos às plantações causados por esse patógeno devastador. 

"Essas novas enzimas parecem ser importantes em todos os oomicetos fitopatogênicos, e essa descoberta abre o caminho para estratégias potencialmente poderosas na proteção de culturas", disse o autor do estudo, Dr. Federico Sabbadin, do Centro de Novos Produtos Agrícolas (CNAP) da Universidade de York. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.