CI

Nova prova de leite importado coloca touros da Alta entre os destaques

Avaliação foi divulgada pelo CDCB, órgão norte- americano responsável por processar e divulgar as provas de touros


Foto: Divulgação

A mais recente prova de leite importado, divulgada em agosto pelo órgão norte-americano Council of Dairy Cattle Breeding (CDCB), colocou vários animais da Alta Genetics entre os melhores. Entre eles, o AltaGOPRO, considerado o 2º melhor do mundo para produção de leite (raça Holandesa), entre os touros provados com filhos e sêmen disponível. O AltaOSCAR, também da raça Holandesa foi outro destaque – agora também com avaliação de filhas em produção. Somente nos últimos 12 meses, cerca de 50 mil doses de sêmen desse animal foram vendidas. Ambos têm material genético disponível para comercialização.

Para o Gerente de Leite Importado da Alta, Fábio Fogaça, esses dados demonstram a qualidade dos touros da companhia. “É claro que esses dados são relevantes, mas, buscamos também a orientação para melhor lucratividade dos rebanhos onde nos envolvemos, junto da avaliação dos números absolutos. Procuramos sempre entender a necessidade específica de cada rebanho, e então fazer um planejamento genético customizado. Assim, quem sempre sai ganhando é o produtor rural, que obtém mais lucro e sucesso”, afirma. 

Ainda segundo Fogaça, a análise in loco, e não só a teórica, trazida pelos números, é fundamental para um bom planejamento genético. “Não existe melhoramento genético se a vaca não emprenhar, por isso, há 20 anos fazemos também a análise de campo. Fazemos isso por meio do Concept Plus, que é um programa exclusivo de avaliação da qualidade do sêmen dos touros da Alta. Coletamos informações de rebanhos comerciais com milhares de vacas em produção e manejo. Se tem bons resultados nessas condições extremas, terá também em outras situações”. explica Fogaça.

Concept Plus. Há 20 anos, a Alta conta com um programa de fertilidade de sêmen que identifica touros com melhores taxas de concepção a campo, por análise detalhada de dados oriundos de rebanhos localizados em diferentes regiões dos EUA e Canadá. O programa apresenta respostas sobre a variação de concepção de touros que não são explicadas apenas pelas análises laboratoriais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.