CI

Nova raça de gado no País, Senepol será destaque em evento em Foz

Todos os detalhes sobre este taurino adaptado nascido nas Ilhas Virgens serão apresentados pela Senepol Nova Vida


Há 15 anos, o saudoso pecuarista João Arantes Júnior, fundador da Senepol Nova Vida, importou os primeiros bovinos da raça Senepol, acreditando ser a solução que a pecuária precisava para resolver os entraves enfrentados no cruzamento industrial, em meados da década de 90. E não é que sua premonição se concretizou. Rapidamente, o Senepol popularizou-se, oferecendo aos pecuaristas brasileiros a oportunidade de produzir carne bovina de qualidade diferenciada, caracterizada pela maciez e o sabor necessário para chegar a mercados mais exigentes. E o melhor de tudo: através de monta natural e em regime de pasto, ou seja, com menos custos.

Todos os detalhes sobre este taurino adaptado nascido nas Ilhas Virgens serão apresentados pela Senepol Nova Vida em um estande da propriedade na BeefExpo 2015, que ocorre nos dias 21 e 22 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). Em um espaço de 12 m², a empresa pioneira remontará o ambiente de sua sede em Ariquemes (RO), acrescentando painéis, banners e vídeos que serão exibidos ao longo deste que galga a posição de maior evento latino-americano da pecuária de corte, onde são esperadas, inclusive, muitas delegações estrangeiras.

Curiosidades sobre a Saga do Senepol no Brasil, como as exaustivas reuniões no Ministério da Agricultura para criação de protocolos que permitissem a importação de um gado praticamente exótica à época e a dificuldade em alocar os animais adquiridos em vários estados americanos na Flórida (EUA), serão relembrados pelos irmãos João Arantes Neto e Ricardo Arantes, filhos de João Arantes Júnior. Ao longo do congresso, será realizada uma oferta especial de sêmen do “banco genético” da Senepol Nova Vida, o maior e mais variado do mundo.

“Não poderíamos ficar de fora de um evento desta magnitude e arriscar perder a chance de discutir assuntos de grande interesse na pecuária, cujo crescimento já esbarra na impossibilidade de abertura de novas fronteiras. O fato é que não precisamos abrir mais áreas, apenas produzir maior quantidade de carne por hectare. É neste ponto que o Senepol chega para ajudar a pecuária brasileira. É uma raça adaptada ao clima tropical e eficiente a campo”, resumem os irmãos.

SENEPOL, FEITO PARA O BRASIL

Este é o título do livro lançado pelo jornalista Daniel de Paula no ano passado, que resume com exatidão o potencial do Senepol. O plantel de animais registrados, por exemplo, saltou de 20 mil para mais de 40 mil entre 2012 e 2015; e quanto mais pecuaristas descobrirem os ganhos de heterose que são gerados, maior será o conglomerado de novos criadores, uma realidade na raça. De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), sediada em Uberlândia (MG), quando cruzado com outras raças, o Senepol complementa a precocidade e outras caraterísticas produtivas e econômicas em até 30%, com um incremento significativo no rendimento e acabamento de carcaça. “Nossos clientes de touros confirmam a extensão do benefício em todas etapas, inclusive, na lucratividade ao negociar com os frigoríficos uma carne superior”, complementam os irmãos Arantes, ressaltando que bezerros meio-sangue Senepol desmamam, em média, aos 7 meses de idade, com até 250 quilos de peso vivo e chegam a 18@ aos 22 meses.

Além da fertilidade, outro atributo no Senepol é a adaptabilidade, favorecida pela pelagem curta e lisa, bem como a tolerância ao calor, radiação solar e incidência de parasitas. São mochos e extremamente dóceis, contribuindo com a integridade da equipe de manejo. Transfere a coloração avermelhada, expressão racial e frigorífica aos animais F1 (Senepol x Zebu). Por fim, a longevidade é outro atributo característico. Facilmente, são vistos touros e matrizes produzindo até os dez ou quinze anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.