CI

Nova tecnologia combate broca-da-cana de forma eficaz

O Takumi é descrito como um inseticida de alto desempenho


Foto: Arquivo Agrolink

A broca-da-cana (Diatraea saccharalis) se fez presente em quase 70% das lavouras das principais regiões produtoras, segundo órgãos de pesquisa como o Instituto Agronômico (IAC) no ano de 2020-2021.  Agora, para a safra de 2021-2022 é possível lançar mão de uma nova ferramenta com vistas ao controle mais eficaz da broca-da-cana. Isso porque a companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil trouxe ao País o inseticida de ação rápida de marca Takumi. 

De acordo com a engenheira agrônoma Carulina Oliveira, gerente de produtos da Sipcam Nichino, o Takumi é descrito como um inseticida de alto desempenho, específico ao manejo de lagartas de difícil controle, caso da broca-da-cana. Na etapa pré-lançamento o produto obteve desempenho surpreendente nas lavouras de cana-de-açúcar, principalmente quando comparado ao chamado tratamento padrão do produtor. 

Em lavouras nas quais a praga ocupava uma área superior a 10% dos cultivos, ressalta Carulina, houve redução para perto de 1%, a partir de dois dias após a aplicação de Takumi®. “Este desempenho é de duas a quatro vezes maior ao do tratamento padrão do produtor”, enfatiza a agrônoma. 

“Logo após aplicado, Takumi cessa o ataque de lagartas.  Age por contato ou por ingestão e é seletivo a inimigos naturais da broca”. A seletividade também torna o novo inseticida ideal à prática do manejo de resistência da broca-da-cana aos inseticidas em linha no País. “Takumi se diferencia ainda pela formulação suspensão concentrada (SC), uma inovação nesse segmento de mercado, e está registrado também para outras culturas”, finaliza Carulina Oliveira. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.