CI

NovaTero é a primeira empresa do Brasil a obter registro do MAPA para comercialização de inoculante

NovaTero é a primeira empresa do Brasil a obter o registro do MAPA para comercialização de um inoculante à base de fungo micorrízico arbuscular


A NovaTero, empresa sediada em Joinville, é a primeira e única empresa do Brasil a obter o registro do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para comercialização de um inoculante à base de fungo micorrízico arbuscular (FMA) da espécie Rhizophagus Intraradices para as culturas de soja e milho. O aumento de produtividade, que chega a um aumento de dois dígitos percentuais, é um dos potenciais do produto.

O Rootella BR, nome comercial do produto, é o único produto a ser comercializado em larga escala no mercado nacional. São cerca de 20.800 propágulos por grama fungo micorriza arbuscular, a maior concentração da mesma espécie do mundo. Esses fungos propiciam uma série de benefícios às plantas. Dentro os benefícios diretos, os mais conhecidos são a ampliação do sistema radicular, a solubilização e o maior aporte de nutrientes, notadamente fósforo (P), maior tolerância a estresses ambientais (seca, metais, pragas, doenças, etc.), culminando com maior desenvolvimento vegetal e, consequentemente, maior produtividade na área plantada. São produtos 100% biológicos com certificação europeia e americana para uso em agricultura orgânica. Não há processos e produtos químicos na produção. Sua aplicação recomendada é de 120 gramas por hectare, em tratamento de sementes.

De acordo com o diretor comercial da NovaTero, Rodrigo Moreira, as fases de testes superaram as expectativas. "Estamos prontos para este novo marco na agricultura que trará, de forma natural, avanço nas culturas.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia,  foi a instituição credenciada junto ao MAPA responsável por realizar todos os testes conforme a instrução normativa pertinente ao inoculante, onde o produto obteve todas as validações agronômicas exigidas para o registro. As pesquisas foram conduzidas pelos professores Admir Giachini, Cláudio Soares e Paulo Lovato.

Os experimentos, iniciados em 2016, foram executados a campo nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. As diferentes condições de umidade do ar, relevo, temperatura, tipo de solo, precipitação, etc, foram requisitos necessários para a validação da viabilidade e eficiência do inoculante à base de fungo micorrízico arbuscular (FMA), atendendo aos requisitos impostos pelo MAPA para a obtenção do registro.

As validações agronômicas mostraram que, com a aplicação do fungo para a cultura do milho, houve um aumento de produção de grãos em média de 54%, e para soja, o incremento médio de produção de grãos foi de 25%, ambos por hectare de plantio, respeitando as dosagens recomendadas de adubação.

O Rootella BR, registrado sob n° 22902 10000-0 também teve sua extensão de aplicação às culturas de arroz, trigo, cevada, feijão e aveia, pois são culturas que reconhecidamente se beneficiam com a aplicação do fungo da espécie. A NovaTero atuará na comercialização e distribuição do produto em todo Brasil e em países da América do Sul. Não há limite de produção para o atendimento em larga escala do Rootella BR, mantendo a concentração de 20.800 propágulos por grama.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.