CI

Novo fungicida é alternativa para controle do Mofo Branco

Mecanismo de ação desacoplador de fosforilação oxidativa


Foi registrado no Brasil o fungicida Banjo (Fluazinam), nova alternativa para o controle do mofo branco nas culturas de soja e feijão. Trata-se de produto de contato do grupo químico da Fenilpiridinilamina, tendo recebido o número de registro 13118 do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas – Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins do Mapa (Ministério Da Agricultura, Pecuária E Abastecimento).

O fungicida Banjo apresenta mecanismo de ação desacoplador de fosforilação oxidativa, pertencente ao Grupo C5, segundo classificação internacional do FRAC (Comitê de Ação à Resistência de Fungicidas).
 
O engenheiro agrônomo Carlos R. Dellavalle Filho explica que o Mofo Branco em soja (também conhecido como Podridão Branca) é uma doença causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum. De acordo com o especialista, “esta doença pode causar grandes reduções no rendimento das culturas tais como a soja e feijão, atacando outras espécies comerciais”.

Formulado em Suspensão Concentrada (SC), o fungicida Banjo é recomendado pela fabricante, a Adama Brasil, para o controle também de outras doenças que podem causar danos significativos às culturas. Na batata e tomate, por exemplo, o produto combate a pinta-preta (Alternaria solani), requeima (Phytophthora infestans), sarna-comum (Streptomyces scabies) e sarna-pulverulenta (Spongospora subterranea).

De acordo com a bula do Banjo, na aplicação via sulco de plantio o fungicida também controla a Rizoctoniose (Rhizoctonia solani) na batata.

“Pensando em seu propósito de criar simplicidade na agricultura, a Adama traz ao mercado mais uma solução, complementando seu já amplo portfólio de fungicidas e aumentando as opções do agricultor”, afirma Leandro Garcia, gerente de produtos da Adama Brasil.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.