CI

Novo inseticida combate nematoides do café 

Esses vermes conseguem reduzir drasticamente a produção do café em até 50%


Um novo inseticida Saddler 350 SC da Rotam do Brasil, pode ser uma alternativa para os cafeicultores lutarem contra os nematoides das galhas no café (Meloidogyne exígua). De acordo com a fabricante, ele pertence ao grupo químico Metilcarbamato de oxima e já era utilizado no tratamento de sementes de culturas como arroz, feijão, milho e soja. 

Para chegar a aprovação do inseticida no cultivo do café, a Rotam realizou um estudo em uma fazenda localizada no município de Garçoa, no interior de São Paulo e comprovou que o Saddler 350 SC é efetivo na cultivar. Segundo o coordenador de marketing da empresa, Lucas Ferreira, o controle desse tipo de nematoide com a aplicação do novo defensivo foi de 96% na avaliação da primeira aplicação do produto e de 95% na segunda aplicação. “Além disso, a produção foi de 55,78 sacas por hectare, 29% maior frente a 43,23 sacas da testemunha”, avaliou o representante da Rotam. 

Os namatoides são pequenos vermes que causam muitos estragos na agricultura e, principalmente no café, atacando as raízes do cafeeiro. Mais comuns em solos arenosos, terras degradadas ou deficientes de matéria orgânica, os ataques têm como principal característica a ocorrência em reboleiras. 

Esses vermes conseguem reduzir drasticamente a produção do café em até 50% atingindo o sistema radicular do cafeeiro, onde causam necroses e rachaduras, afetando o desenvolvimento e a produção das plantas. Em alguns casos o ataque pode ser tão violento que é capaz de causar a morte da planta. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.