Novo inseticida combate nematoides do café
CI
ALTERNATIVA

Novo inseticida combate nematoides do café 

Esses vermes conseguem reduzir drasticamente a produção do café em até 50%
Por: -Leonardo Gottems

Um novo inseticida Saddler 350 SC da Rotam do Brasil, pode ser uma alternativa para os cafeicultores lutarem contra os nematoides das galhas no café (Meloidogyne exígua). De acordo com a fabricante, ele pertence ao grupo químico Metilcarbamato de oxima e já era utilizado no tratamento de sementes de culturas como arroz, feijão, milho e soja. 

Para chegar a aprovação do inseticida no cultivo do café, a Rotam realizou um estudo em uma fazenda localizada no município de Garçoa, no interior de São Paulo e comprovou que o Saddler 350 SC é efetivo na cultivar. Segundo o coordenador de marketing da empresa, Lucas Ferreira, o controle desse tipo de nematoide com a aplicação do novo defensivo foi de 96% na avaliação da primeira aplicação do produto e de 95% na segunda aplicação. “Além disso, a produção foi de 55,78 sacas por hectare, 29% maior frente a 43,23 sacas da testemunha”, avaliou o representante da Rotam. 

Os namatoides são pequenos vermes que causam muitos estragos na agricultura e, principalmente no café, atacando as raízes do cafeeiro. Mais comuns em solos arenosos, terras degradadas ou deficientes de matéria orgânica, os ataques têm como principal característica a ocorrência em reboleiras. 

Esses vermes conseguem reduzir drasticamente a produção do café em até 50% atingindo o sistema radicular do cafeeiro, onde causam necroses e rachaduras, afetando o desenvolvimento e a produção das plantas. Em alguns casos o ataque pode ser tão violento que é capaz de causar a morte da planta. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink