CI

O preparo inadequado do solo interfere no cultivo do arroz?

Preparo inadequado do solo interfere em diversas fases do processo


Você sabia que o preparo inadequado do solo interfere em diversas fases do processo de produção de arroz? 

A presença de torrões grandes, superfície do solo irregular e ajuntamento de restos vegetais na superfície do solo, em decorrência de preparo e incorporação deficientes do material vegetal, podem afetar a operação de semeadura mecanizada, comprometendo a qualidade do plantio. Nessas condições, a uniformidade de plantio adequada pode não ser alcançada, em decorrência da distribuição irregular das sementes ao longo da linha de plantio. 

De acordo com os dados da Embrapa, a profundidade de semeadura pode também ser afetada, por ser ora muito superficial, ora muito profunda, o que prejudica a germinação das sementes e a obtenção de estande adequado de plantas. Ademais, a presença de camadas compactadas e a desagregação excessiva do solo o predispõem à erosão, dificultam a infiltração da água e afetam o desenvolvimento radicular. 

A incorporação superficial de sementes de plantas daninhas e a aplicação de herbicidas em épocas inadequadas também aumentam a competição dessas plantas com a cultura do arroz, afetando a produtividade. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.