CI

Óleo de soja está em falta e deve piorar

“Há, porém, nesse começo do ano, um complicador a mais"


Foto: Pixabay

O óleo refinado de soja tem se apresentado cada vez mais escasso no mercado de varejo, em vista de fatores que incluem a exportação do grão e a própria falta de soja para esmagamento nesta virada do ano, que também foi largamente exportada. A informação foi divulgada pela TF Agroeconômica. 

“Há, porém, nesse começo do ano, um complicador a mais para os varejos que buscam pelo produto: os leilões de biodiesel do governo, que têm buscado garantir compras para atendimento ao percentual mínimo obrigatório de 12% na adição do diesel, estão esgotando ainda mais as possibilidades. O governo, através do Ministério de Minas e Energia, já havia rejeitado a proposta  da frente parlamentar do biodiesel, do deputado Jerônimo Goergen  (PP/RS), a qual defendeu que a medida seria importante para uma retomada econômica, através da substituição de um combustível importado por um de base nacional”, comenta. 

Embora tenha sido rejeitado um aumento de B12 para B13, a mistura vigente já apresenta impactos na cadeia. “Um de nossos correspondentes relatou que, caso tivesse óleo para vender hoje no varejo, teria venda disponível para todo o seu estoque (mostrando o potencial da demanda), porém, em razão dos leilões, ficou sem o produto em sua representação comercial”, completa. 

A Petrobras  buscou  realizar  dois  leilões  de  dezembro  pra  cá.  “O primeiro, de número 77, negociou no dia 7/12, 1.18 bilhões de litros. O preço médio de negociação foi de R$ 4,425/L, com  patamar  total  de  negociações  em  R$  5,21  bilhões.  No  leilão,  43  empresas  foram  habilitadas,  sendo  que  a capacidade total ofertada foi de 1,7 bilhões de litros”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.