CI

One Agro passa a contar com conselho consultivo

Composto por líderes de diferentes segmentos do agro nacional, Conselho é passo de evolução da Syngenta


Foto: Pixabay

 Idealizado e desenvolvido em 2019 pela Syngenta, o evento One Agro reuniu cerca de 40% do PIB do setor agrícola – entre autoridades, líderes empresariais, pesquisadores, produtores e agentes financeiros, somando 1,2 mil participantes – e se firmou como um espaço para debater os desafios e oportunidades da agricultura brasileira. A partir da priorização de tais discussões houve a formalização de uma das principais entregas da primeira edição do evento: o Compromisso One Agro.

Da necessidade de discutir os caminhos para a evolução deste Compromisso foi, então, criado o Conselho One Agro, que tem como responsabilidade identificar iniciativas e boas práticas prioritárias, a serem promovidas como catalizadoras das entregas do compromisso. Os temas educação, inovação e sustentabilidade já foram eleitos pelos conselheiros como frentes que subsidiarão uma campanha de comunicação que antecede a próxima edição do One Agro, marcado para o período entre 2 e 4 de junho deste ano.

Conselheiros

O deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, e Fernando Camargo, secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, trarão ao Conselho, respectivamente, a abordagem legislativa e executiva das pautas mais importantes do agronegócio na atualidade.

O setor produtivo terá alguns dos nomes mais importantes de suas respectivas áreas: em máquinas agrícolas, Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil, referência em inovação e tecnologia no país; em cooperativas, Nei Manica, presidente da Cotrijal, de Não-Me-Toque (RS); em companhias agrícolas, Walter Yukio Horita, presidente do Grupo Horita, de Barreiras (BA); em distribuição de insumos, Alberto Yoshida, sócio da Yoshida & Hirata, de Mogi das Cruzes (SP); e, representando os grandes produtores agrícolas, Marcelo Balerini, produtor da Fazenda Mar Azul, de Serra do Salitre (MG).

Bruno Barcelos Lucchi, superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), será o nome das associações setoriais entre os conselheiros; Renato Rodrigues, presidente do conselho gestor da Rede ILPF e pesquisador da Emprapa Solos, o do terceiro setor; e Marcos Fava Neves, professor das faculdades de Administração da USP em Ribeirão Preto e da FGV em São Paulo e criador da plataforma Doutor Agro, o do meio acadêmico. Luciano Daher, diretor comercial da Syngenta, representará a empresa no grupo.

O Conselho One Agro será coordenado por Silvia Fagnani, administradora, especialista em áreas como relações internacionais e riscos políticos e sócia da ThinkBrasil Consultoria em Relações Governamentais. Como dirigente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindag/Sindiveg), atuou por mais de uma década como principal porta-voz e representante da indústria de defensivos agrícolas no país. A estrutura operacional do Conselho contará, ainda, com o jornalista Patrick Cruz, que atuará como secretário executivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.