CI

Organização Mundial de Saúde Animal inicia 87ª Sessão Geral neste domingo em Paris

Neste ano, o evento destacará as estratégias e trabalhos para conter a propagação da peste suína africana em território asiático e europeu


Começa neste domingo (26) a 87ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados Nacionais da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O evento que conta com a participação de 182 países membros ocorrerá até o dia 31 de maio, em Paris.

A assembleia tem como objetivo discutir e analisar propostas de normativas e recomendações, geradas pelas Comissões Técnicas e Especializadas, a serem aplicadas pelos países membros para prevenir, combater e erradicar doenças que também podem ser transmissíveis ao ser humano.

Neste ano, a Sessão Geral destacará as estratégias e trabalhos para conter a propagação da peste suína africana (PSA) em território asiático e europeu, o uso prudente de antimicrobianos e o uso de dados para monitorar a performance das intervenções na saúde animal e análise da situação atual em todo o mundo.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estará representado no evento pelo delegado do Brasil junto à OIE e diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes; pelo coordenador-geral de Sanidade Animal, Jorge Caetano; pela coordenadora de Informação e Epidemiologia, Márcia Mourão, e pelo coordenador de Assuntos Especiais, Jamil Gomes de Souza.

“O Brasil tem sido, nos últimos anos, um grande beneficiário dos resultados obtidos na harmonização das regras sanitárias, em especial com o reconhecimento do país como livre de febre aftosa com vacinação”, destaca o diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretária de Defesa Agropecuária, Geraldo Moraes

A presença das delegações dos países membros têm, nos últimos anos, oportunizado ao Brasil a realização de reuniões bilaterais com países importadores de produtos de origem animal para discussão de protocolos sanitários, esclarecimentos e adequações de certificação sanitária e eventual estabelecimento de acordos envolvendo o estabelecimento de parcerias em capacitação e prevenção das doenças dos animais.

Os assuntos abordados na assembleia serão incorporados aos códigos sanitários de animais terrestres, aquáticos e no Manual de Laboratório, com implicações diretas no intercâmbio comercial de animais, produtos, subprodutos e na área de bem-estar animal.

A Sessão Geral pode ser acompanhada pelo site do evento ou através da hashtag #oie87sg. Algumas sessões e entrevistas serão publicadas na lista de reprodução do YouTube . Já as fotos oficiais serão publicadas no Flickr. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.