CI

Paraguai começa a colher safra de arroz

País tem boa produtividade, mas espera problemas para a parte final da colheita


Foto: Eliza Maliszewski

Enquanto a safra brasileira se desenvolve, o vizinho Paraguai já colhe o arroz do ciclo 21/22. Com pouco mais de duas semanas desde o início da colheita, o Paraguai está contabilizando, até o momento, uma boa safra de arroz em produção e produtividade, mas espera problemas para a parte final da colheita. As informações são do site especializado Planeta Arroz.

No ciclo passado o país reduziu sua área plantada em função da estiagem, o que limitou a oferta de água para irrigação, mas nesta safra a área plantada cresceu 10,9% e somou 183 mil hectares. Em relação a produção a expectativa é de 1,29 milhão de toneladas. Cerca de 700 mil toneladas devem ser destinadas ao Brasil.

Assim como no Sul brasileiro, o Paraguai vive uma escassez hidrica que pode impactar nas lavouras mais tardias de arroz, com dificuldade de receber a irrigação com o baixo nível dos rios locais, como a bacia do Rio Tebicuary e do Rio Paraguay, região que concentra a maior produção. Em províncias como Misiones e Itapúa devem se concentrar as maiores perdas. Outro problema encontrado é o escoamento. Como o Rio Paraná, principal canal logístico usado pelos paraguaios, também está em nível baixo, os produtores têm buscado alternativas para enviar os grãos para outros mercados.

Veja a análise do AGROTEMPO: Seca atinge duramente a agricultura no Paraguai

Muitos produtores brasileiros plantam arroz no Paraguai em função dos custos de produção considerados a metade do valor das lavouras no Brasil. China e Índia continuam sendo os maiores produtores mundiais do arroz. O Brasil ocupa o 9º lugar. O Paraguai aparece na 41ª posição.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.