CI

Paraná e Rio Grande do Sul devem produzir 4,2 milhões de toneladas de trigo em 2003


Os Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul deverão produzir juntos 4,2 milhões de toneladas de trigo para a safra deste ano, 45% maior em comparação com a safra obtida em 2002. Esta informação faz parte do relatório de maio do IBGE divulgado na sexta-feira (30-05). Respectivamente, os dois Estados da região Sul produzem 65% e 27% do total brasileiro. Somente o Paraná deverá cultivar 2,7 milhões de toneladas do cereal, alta de 6%. O Estado foi responsável em proporcionar a variação positiva observada na estimativa de produção de trigo (4,7%) do instituto.

Tanto os preços internos como a menor oferta do cereal justificam o aumento da produção de trigo para este ano. Na safra tritícola deste ano, o Paraná espera elevar em 84% o volume em relação à obtida em 2002. A área plantada também é significativamente superior à passada (11%). O plantio de trigo no Estado está praticamente concluído.

Em relação ao Rio Grande do Sul, o trigo entra na fase inicial de plantio com os trabalhos em ritmo normal, mas com tendência a acelerar devido à aproximação do período preferencial de semeadura, que vai de 1º a 30 de junho na maioria das regiões produtoras, segundo o relatório da Emater/RS. Os agricultores têm intensificado a utilização de insumos com a perspectiva, até o momento, de um clima favorável para a cultura nos próximos meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.