CI

Parceria inédita une ABDIB e UNESP para oferecer curso de Etanol


A ABDIB – Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base e a Unesp – Universidade Estadual Paulista, se unem para oferecer o primeiro curso de extensão universitária sobre etanol no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Araraquara. Com início previsto para o dia 26 de setembro, o curso Bioetanol – Gestão, Processo e Sustentabilidade terá duração de 120 horas e é voltado para estudantes universitários de último ano, recém-formados e profissionais das áreas de engenharia, agronomia, química, biologia, administração e afins.


“Essa parceria inédita entre a ABDIB e a UNESP tem o objetivo de começar a suprir a demanda identificada na intersecção dos setores do agronegócio e da produção de energia do País por profissionais com formação qualificada”, conta Fabio Aidar, diretor de Educação Corporativa da ABDIB.

Com o objetivo de capacitar profissionais para ampliar a liderança do bioetanol no mercado nacional e internacional, as duas entidades, ABDIB e Unesp, pretendem preparar os estudantes para atuar em toda a cadeia produtiva do etanol com ênfase nas usinas de cana-de-açúcar e álcool. O curso visa ainda compartilhar conhecimento de gestão de processos e da realização e execução de um plano de negócios para plantas sucroalcooleiras, além de organizar um cadastro de trainees para inserção dos alunos neste mercado de trabalho.
No programa do curso serão tratados os principais conceitos envolvidos na produção de Bioenergia. Entre eles, a competitividade do bioetanol brasileiro, conceitos de energia limpa e renovável, efetividade, eficácia e eficiência dos processos, regulação e regulamentação e, como não poderia deixar de ser, a sustentabilidade amplamente discutida em todas as áreas, mas, enfaticamente, necessária nesse setor.


Mais uma das novidades do curso de Bioetanol ABDIB-Unesp é que parte das 120 horas, cerca de 20% do curso, será ministrada on line.

Curso: Bioetanol – Gestão, Processo e Sustentabilidade, na Unesp – Instituto de Química, Rua Prof. Francisco Degni s/nº - Araraquara – SP. Duração: 120 horas/aula | Horário das aulas: sextas-feiras, das 18h às 21h40 e sábados, das 8h30 às 12h10. Inicio do curso: 26 de setembro de 2008. Vagas limitadas! Valor do investimento: R$ 3.000,00 (desconto de 10% para associados ABDIB). Inscrições: www.abdib.org.br/educorp ou 11 3094 1974 – com Ana Cláudia. Realização: Parceria ABDIB e UNESP. Site www.abdib.org.br/educorp

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.