Passo Fundo recebe segunda etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio

Agronegócio

Passo Fundo recebe segunda etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio

Evento ocorre no dia 28 de maio
Por:
68 acessos

Em 28 de maio, o I-UMA reúne as lideranças do agronegócio, cooperativas, produtores, pesquisadores, universidades e autoridades da região no Auditório da ACISA, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo, a partir das 14h, para debater temas de relevância para o agronegócio como a Responsabilidade Ambiental e seus Aspectos Relevantes e o Desenvolvimento Regional. A séria de palestras realizadas pelo I-UMA (Instituto de Educação do Agronegócio) com o objetivo de disseminar conhecimento e troca de experiências no setor percorrerá outras cinco regiões gaúchas até o final do ano. Entrada franca.  

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail agrocircuito@i-uma.edu.br e informações pelo telefone (51) 3224.6111.

O Presidente do I-UMA, José Américo da Silva, juntamente como o Presidente da ACISA Evandro Silva recebem os convidados e participantes da 2ª Etapa do CIRCUITO DE GESTÃO E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO, neste evento que tem como conexão temática para 2019 “Os Desafios e Prioridades para uma Produção Agropecuária Sustentável e mais Eficiente. As pautas tratadas reúnem conhecimento, tecnologia, produção e gestão no agronegócio. Com entrada franca, o evento conta com o apoio do BRDE, ACISA, EMATER/RS, EMBRAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Câmaras Setoriais e Temáticas, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura e FEPAM, Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios, OCERGS, TECNOSINOS e mídias parceiras o PORTAL AGROLINK e REVISTA AGRODBO e será realizado no próximo dia 28 de maio de 2019, das 13h30 às 16h30, no Auditório da ACISA, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo.

Com uma agenda mensal estes eventos itinerantes levam palestras temáticas técnicas e de mercado atendendo as peculiaridades regionais de produção, de mercado e de negócios, de forma que todos os agentes das cadeias produtivas do Estado sejam os grandes beneficiados. Na programação para 2019 estão previstas ainda as edições, nas regiões de Pelotas (25/06), São Gabriel (30/07), Esteio ( Expointer) e Bagé (24/09) e Alegrete (29/10). 

RIO GRANDE DO SUL, UM ESTADO DE OPORTUNIDADES

A primeira palestra do evento será com a Presidente do BADESUL Jeanette Lontra que falará sobre o Rio Grande do Sul, um Estado de Oportunidades quando destacará a importância e relevância do BADESUL no desenvolvimento do Rio Grande do Sul e explana sobre temas como inovação, sustentabilidade e novos setores em crescimento.

O DESENVOLVIMENTO REGIONAL NAS CADEIAS PRODUTIVAS DO AGRONEGÓCIO

Para a Diretora de Agronegócio da ACISA de Passo Fundo, Fabiana Venzon, palestrante do segundo painel, o Desenvolvimento Regional nas Cadeias Produtivas do Agronegócio passa por uma estratégia de mobilização das potencialidades regionais, de parcerias competentes e comprometidas dos setores público e privado.
 
Outras ações de estímulo ao desenvolvimento regional, destaca o Presidente da ACISA, Evandro Silva está a articulação dos setores produtivos locais para o fortalecimento de redes de cooperação e extensão empresarial, de fomento a competitividade agroindustrial, através de estímulos econômicos, de qualificação e adequação das estruturas logísticas e de comercialização de todos elos envolvidos – da produção, do comércio, da indústria e dos serviços. 

Silva destaca ainda a necessidade de identificação e análise de oportunidades para potencializar as cadeias produtivas e impulsionar crescimento sócio-econômico regional.

“A histórica vocação do RS como estado agrícola sempre nos trouxe reconhecimento nacional e internacional. Saíram daqui os desbravadores que colonizaram e transformaram o cerrado e o Brasil a fora numa terra de riquezas e prosperidade e transformaram o Brasil no segundo maior produtor mundial de alimentos, perdendo apenas para o gigante americano, usando uma parte muito menor do território e preservando as riquezas naturais.
Nos anos 70, nós gaúchos éramos o maior produtor agrícola brasileiro, hoje somos o terceiro”.  “Os principais motivos para essa queda, além da limitação territorial, se deve à precariedade na infraestrutura, especialmente nos modais de logística, e a elevada carga tributária que castiga o setor produtivo e desestimula investimento, geração de empregos e a industrialização desses produtos agrícolas que poderia gerar um enorme valor agregado em toda a cadeia produtiva”, finaliza Venzon.

BRDE PCS – PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS

Na continuidade da programação do circuito em Passo Fundo, a terceira palestra será sobre o Programa do PCS – Produção E Consumo Sustentáveis com Alexandre Platonow de Barros, Gerente Regional BRDE para as regiões do Planalto, Alto Uruguai e Missões RS. “De longa data, o BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul tem preocupação com a sustentabilidade, como uma das principais diretrizes a serem contempladas nas ações de fomento ao Desenvolvimento Regional”, destaca Barros. 

De acordo com o palestrante que o Programa BRDE PCS – PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS foi criado para estar cada vez mais em sintonia com as políticas públicas nacionais e internacionais de responsabilidade socioambiental e também visando pautar a aplicação de recursos em projetos de investimentos pelo viés do desenvolvimento sustentável – econômico, ambiental e social – na região Sul do Brasil.

Financiamentos para empreendimentos com características de sustentabilidade socioambiental são o mote do programa BRDE PCS. O programa tem como compromisso a qualidade de vida no presente e no futuro e é uma consolidação de práticas institucionais já adotadas pelo banco interna e externamente. 

A preocupação socioambiental no BRDE é antiga, enfatiza o Gerente Regional. “Fomos o primeiro banco a exigir Licença Ambiental para financiar projetos empresariais e agropecuários. Mesmo nas rotinas operacionais do BRDE, emprega-se e cobra-se práticas sustentáveis, conforme constam nas diretrizes internas. Por exemplo, cuida-se do uso racional de recursos, realiza-se a gestão destes, promove-se a acessibilidade, as compras sustentáveis, além de repassar verbas para projetos socioculturais”.

“No campo operacional dos financiamentos, o programa BRDE PCS viabiliza, com recursos de fontes nacionais e internacionais, empreendimentos nas áreas do agronegócio, indústria, comércio e serviços, dentro de cinco subprogramas integrados: 1- Energias Limpas e Renováveis; 2- Uso Racional e Eficiente da Água; 3- Gestão de Resíduos e Reciclagem; 4- Agronegócio Sustentável; 5- Cidades Sustentáveis”, conclui Alexandre Barros.

PROGRAMAÇÃO PASSO FUNDO

Solenidade de Abertura Oficial – 14h

  Palestra:
RIO GRANDE DO SUL, UM ESTADO DE OPORTUNIDADES.
Convidada:
JEANETTE LONTRA 
 PRESIDENTE DO BADESUL Desenvolvimento S.A – Agência de Fomento/RS.

Perguntas e Respostas - Espaço Interativo com os participantes

Palestra:
O DESENVOLVIMENTO REGIONAL NAS CADEIAS PRODUTIVAS 
DO AGRONEGÓCIO
Convidados:
EVANDRO SILVA
 Presidente da ACISA de Passo Fundo
FABIANA  VENZON 
 Membro do Conselho Executivo na COTRIJAL e Diretora de Agronegócio na ACISA Passo Fundo.

Perguntas e Respostas - Espaço Interativo com os participantes

Palestra:
BRDE PCS – PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
Convidado:
ALEXANDRE PLATONOW DE BARROS 
 Gerente Regional BRDE para as regiões do Planalto, Alto Uruguai e Missões RS

Palestra:
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E SEUS ASPECTOS RELEVANTES.
Convidado:
LEONARDO BUSSOLOTTO 
Advogado, Sócio da Bussolotto Advocacia.

Perguntas e Respostas - Espaço Interativo com os participantes

INFORMAÇÕES GERAIS:

Data: 28 de maio de 2019
Credenciamento: 13h30 – Inscrições Antecipadas – Entrada Franca
Horário do evento: Das 13h30 às 16h30
Solenidade de Abertura Oficial: 14h00
Local: Auditório da ACISA - Av. Gen. Neto, 443 - 5º andar – Centro - Passo Fundo/RS
Informações I-UMA: (51) 3224-6111 | e-mail agrocircuito@i-uma.edu.br 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink