CI

Percevejo da soja: 10 inseticidas para combater o inseto na safra 2017/18

Conheça as características das principais tecnologias que estão disponíveis no mercado brasileiro nesta temporada


A safra 2017/2018 está em pleno andamento no Brasil, sendo que os sojicultores já plantaram mais de 30% da área prevista para as lavouras de soja. Para garantir o sucesso das lavouras e uma boa produtividade, os agricultores não podem descuidar do manejo de pragas e doenças.

O percevejo da soja continua sendo uma das principais pragas que prejudicam as plantações da oleaginosa em todo o Brasil. O inseto se alimenta de várias partes da planta, especialmente das vagens e sementes de soja, danificando o tecido das sementes. Para auxiliar o produtor no combate ao inseto, a Farming Brasil preparou uma lista com os principais inseticidas disponíveis no mercado brasileiro.

Bold

Esse inseticida tem foco no combate aos percevejos, praga de grande importância na cultura da soja e de maior crescimento também nas culturas de trigo e milho. Tem como diferenciais o duplo mecanismo de ação, sistêmico e de contato, e o controle adicional de outras pragas relevantes: mosca-branca, lagarta-do-cartucho e pulgão-do-milho. De acordo com a Ihara, oferece maior flexibilidade de aplicação, então o produto pode ser utilizado em qualquer fase da cultura, seja por via área ou terrestre. Além disso, proporciona um menor custo operacional e a melhor qualidade dos grãos. Além do efeito de choque, combatendo as pragas de imediato, o produto apresenta característica residual, permanecendo por mais tempo na planta, prolongando o combate direto.

Diferencial da tecnologia: duplo mecanismo de ação, sistêmico e de contato. Seletivo aos polinizadores pode ser aplicado durante a florada.

Fabricante: Ihara. Ano de lançamento: 2017. Mais informações: Ihara.

 

Connect

O Connect é um inseticida fabricado pela multinacional alemã Bayer. O produto foi registrado para o controle de várias pragas, em diversas culturas, em especial, percevejos na soja.

Diferencial: nas lavouras de soja, recomenda-se o uso da solução no controle dos percevejos no início da infestação, impedindo um aumento rápido da população da praga no momento mais sensível da soja, o que refletirá em uma melhor produtividade e qualidade do grão colhido.

Fabricante: Bayer. Ano de lançamento: 2007. Mais informações: Bayer.

 

Engeo Pleno

De acordo com a Syngenta, essa tecnologia é reconhecida pelo mercado, aprovada por agricultores e especialistas. Engeo Pleno é o inseticida que defende a produtividade de culturas de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, trigo, arroz, batata e tomate.

Diferencial: com ação de choque, efeito residual prolongado e controle de praticamente todas as pragas sugadoras e mastigadoras, sobretudo percevejos, o produto tem desempenho superior em comparação com outras opções disponíveis no mercado.

Fabricante: Syngenta. Ano de lançamento: 2002. Mais informações: Portal Syngenta.

 

Fastac® Duo

Para o controle de percevejos que prejudicam as plantas e promovem a má formação dos grãos, a multinacional alemã Basf oferece aos produtores o inseticida Fastac® Duo. Registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária sob o número 10913, a sua aplicação deve ser feita em pulverizações terrestres ou aéreas. Além disso, a Basf recomenda a utilização do Fastac® Duo de forma rotacionada com outros inseticidas de mecanismo de ação distintos, o que auxilia no manejo de resistência dos insetos.

Diferencial: trata-se de uma mistura de inseticida sistêmico e de contato que é recomendada para o manejo dos percevejos marrom (Euschistus heros), verde-pequeno (Piezodorus guildinii) e o percevejo verde da soja (Nezara viridula).

Fabricante: Basf. Ano de lançamento: 2014. Mais informações: Basf.

 

Galil SC

De acordo com as informações da Adama, Galil® SC é um produto inovador. Seu conceito é baseado na combinação de duas moléculas inseticidas, que proporcionam dois diferentes modos de ação. Com isso, a tecnologia promete um controle efetivo de diversas pragas em diferentes culturas.

Diferencial da tecnologia: controla diversas pragas com alta eficiência, sem causar o desequilíbrio da população de ácaros. Segundo a Adama, Galil® SC livra o produtor de grandes preocupações e gastos desnecessários.

Fabricante: Adama. Ano de lançamento: 2012. Mais informações: Adama.

 

Platinum Neo

Inseticida para o controle de percevejos da soja, o produto passou a ser comercializado pela australiana Nufarm em 2014.

Diferenciais: inseticida de alta performance por reunir uma combinação de dois ingredientes ativos pertencentes a diferentes grupos químicos. Proporciona excelente efeito de choque e residual prolongado no controle dessa importante praga da soja.

Fabricante: Nufarm. Ano de lançamento: 2014. Mais informações: Nufarm BR.

 

Racio

Trata-se de um inseticida com ação sistêmica, de contato e ingestão, cujo ingrediente ativo é o Acefato. De acordo com as informações da Ourofino, o produto é muito eficiente no controle de percevejos e lagartas.

Diferencial da tecnologia: dissolução mais homogênea; hidrossolúvel mais resistente e de fácil diluição; e embalagem externa de múltiplas camadas.

Fabricante: Ourofino Agrociência. Ano de lançamento: 2016. Mais informações: Ourofino.

 

Soluções Combinadas Domínio Percevejo Soja

De acordo com a empresa, o Programa Domínio Percevejo FMC engloba vários produtos com o objetivo de realizar um manejo único, que leva em consideração a situação da praga, a necessidade de controle em cada momento da cultura, os desejos do produtor, a produtividade da lavoura e a sustentabilidade.

Diferencial da tecnologia: o inseticida Mustang é único no controle de percevejo na dessecação de plantio, indicado para produtores de sementes e para agricultores que cultivam a safrinha de milho ou trigo, recomendado para aplicações na pré-colheita. O Hero é um inseticida com knockdown diferenciado que diminui a população de percevejo em soja e milho no final da fase vegetativa, deixando o ambiente em melhores condições para o manejo na fase reprodutiva. O inseticida Talisman, na fase reprodutiva, possui excelente efeito de choque e ação eficaz no controle de ninfas.

Fabricante: FMC. Ano de lançamento: 2016. Mais informações: FMC.

 

Sperto

Inseticida sistêmico, contato e ingestão, registrado para soja, algodão, Café, Feijão e Batata. Oferece proteção a essas lavouras contra as principais pragas como, por exemplo, percevejo e mosca branca em soja e feijão.

Diferencial da tecnologia: eficácia prolongada, potente ação de choque e amplo espectro. De acordo com a UPL, oferece uma importante molécula para o manejo de resistência. O produto protege as plantas contra estas principais pragas, proporcionando aos agricultores uma colheita mais produtiva.

Fabricante: UPL. Ano de lançamento: 2017. Mais informações: UPL Brasil.

 

Telenomus podisi

Esse é um produto biológico desenvolvido pela empresa BUG Agentes Biológicos. Trata-se de uma vespinha que possui cerca de 1milímetro de comprimento, com ciclo de vida no campo entre 15 e 20 dias. A vespinha utiliza os ovos dos percevejos da soja como hospedeiro. Na prática, a vespa põe seus ovos dentro do ovo da praga. Após 12 dias de parasitismo, as vespinhas que nascem se alimentam no interior desses ovos e continuam o processo de controle.

Diferencial: a grande vantagem do agente biológico é atingir o alvo antes mesmo do nascimento da praga e seus possíveis danos. O produto biológico consegue manter a população do percevejo em níveis baixos. Cada aplicação do produto libera 5.000 vespinhas por hectare, com índice de até 85% no controle da praga. Além disso, o método de controle é sustentável por não causar nenhum dano ao meio ambiente e funciona como uma importante ferramenta no manejo integrado de pragas (MIP).

Fabricante: bug Agentes Biológicos. Ano de lançamento: 2015. Mais informações: Bug Agentes Biológicos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.