CI

Pesquisadores defendem arroz dourado após protestos

Variedade busca segurança alimentar, mas vem sendo alvo de críticas


Foto: Marcel Oliveira

Os especialistas do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI) continuaram a defender os méritos do Golden Rice, um Organismo Geneticamente Modificado (OGM) humanitário realizado para combater a deficiência extrema de vitamina A em países em desenvolvimento, apesar de um protesto de uma semana realizado recentemente contra esta cultura transgênica na Ásia. 

O arroz dourado é uma variedade de arroz que foi geneticamente modificado para incluir dois genes (do milho e de uma bactéria do solo) para completar a via dos carotenóides e expressar o beta-caroteno, um pigmento que é convertido em vitamina A no corpo para ajudar com a deficiência de vitamina A (VAD) em países onde o arroz é um alimento básico. 

Ele tem sido alvo de grupos liderados por fazendeiros e grupos anti-OGM por vários anos, citando questões que vão desde segurança alimentar indeterminada, segurança ambiental e 'imperialismo do arroz' por grandes corporações de alimentos, todos os quais culminaram este mês, em um protesto de uma semana organizado pela Stop Golden Rice Network (SGRN). 

O grupo declarou que todo dia 8 de agosto era o 'Dia Internacional de Ação contra o Golden Rice', e levou o protesto virtual no Facebook, desde mudanças na imagem do perfil, até a exibição de cartazes significando oposição ao Golden Rice e pedindo torcedores para comemorar um evento em 2013, quando um campo de arroz dourado foi vandalizado e destruído. 

“Acreditamos que o arroz dourado é uma tecnologia desnecessária e indesejada que as empresas vendem apenas para sua agenda de lucros. [Isso] apenas fortalecerá o controle corporativo sobre o arroz e a agricultura e colocará em risco a agrobiodiversidade e a saúde das pessoas”, disse SGRN. 

No entanto, de acordo com o líder do programa IRRI para arroz mais saudável, Dr. Russesll Reinke, parece que o objetivo do arroz dourado está sendo negligenciado. “Até o momento, ainda estou completamente perplexo com todo o retrocesso contra o arroz dourado. O espírito aqui é que queremos apenas incorporar beta-caroteno ao arroz, para que os consumidores possam obter mais vitamina A cada vez que o consomem, é isso ", disse ele ao FoodNavigator-Asia. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.