CI

Pesquisadores estudam fabricação de chocolate de cupuaçu

O maior desafio é produzir o nibs de cupuaçu


Foto: Divulgação

 

O cupuaçu é um fruto típico da região Amazônica, rico em vitaminas A, B1, B2 e C, e pectina. A fruta é “prima” do cacau, quando se fala em cacau logo lembramos de chocolate, é aí que entra um projeto-piloto que estuda a fabricação de chocolate de cupuaçu, chamado de cupulate.  

O cupulate é um produto desconhecido por muitos brasileiros, o doce é feito a partir do tegumento (casca), da amêndoa (semente) do cupuaçu. Após a retirada da semente é produzido o nibs e depois o chocolate. Os pesquisadores já conseguiram desenvolver um cupulate amargo com 70% de nibs e outro ao leite com 22%.  

O projeto de Residência em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Acre (Ufac), tem parceria com cooperativas. A ideia de produzir o cupulate partiu da residente de engenharia agrônoma Ana Karoline Sodré de Medeiros. Os pesquisadores explicam que o maior desafio é produzir o nibs de cupuaçu (parte de dentro sem a casca comestível).   

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.