Pfizer lança vacina para castração imunológica de suínos

Agronegócio

Pfizer lança vacina para castração imunológica de suínos

A vacina Vivax substitui o método de castração cirúrgica e melhora a produtividade da granja
Por: -Admin
172 acessos

A Pfizer lança no mercado uma nova tecnologia para castração de suínos machos. Trata-se de Vivax, uma vacina que atua no sistema imunológico do suíno, controlando as substâncias envolvidas no odor de macho inteiro.

Conforme o gerente da Unidade de Negócios Suínos e Aves da Pfizer, Ângelo Melo, a Vivax dispensa a castração cirúrgica. “Vivax atua no sistema imunológico dos suínos da mesma forma que as vacinas convencionais, mas em vez de prevenir doenças, o produto bloqueia a ação das substâncias envolvidas na ocorrência de odor de macho inteiro”, explica.

A vacina é injetável, devendo ser administrada por via subcutânea na base do pescoço, imediatamente atrás da orelha. Os suínos machos inteiros devem receber duas doses administradas com intervalo de 4 semanas. A primeira dose prepara o sistema imunológico do suíno e não altera a função testicular. A segunda dose estimula uma resposta de anticorpos, os quais bloqueiam a ação da substância responsável pela função testicular. O resultado é uma castração imunológica ou imunocastração temporária, a qual perdura por até oito semanas após a segunda dose.

Melo destaca que a tecnologia foi testada pelo Centro de Tecnologia de Carnes do Instituto de Tecnologia de Alimentos (CTC/ITAL) e possui registro concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Para o produtor, Vivax proporciona a melhora do índice de conversão alimentar, melhor ganho de peso diário, maior relação carne magra-gordura na carcaça e ainda traz uma solução prática para o controle do odor de macho inteiro”, afirma. As informações são da assessoria de imprensa da Pfizer.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink