CI

Piora no clima levanta preço da soja nos EUA

As condições tornam difícil para o plantio progredir sobre os principais estados produtores


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (14.06) alta de 8,75 pontos no contrato de Julho/19, fechando em US$ 8,9675 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 8,25 e 8,75 pontos.

Os principais contratos futuros fecharam a semana em alta no mercado norte-americano de soja, com perspectivas climáticas elevando a possibilidade de danos à safra. “O clima dos EUA mais uma vez estabeleceu o ritmo para as operações. As condições tornam difícil para o plantio progredir sobre os principais estados produtores. Ao mesmo tempo, as previsões para as próximas duas semanas não conseguiram fornecer sinais de melhoria. Assim, a incerteza permanece, pois as tarefas continuarão a enfrentar condições adversas”, comenta a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com o analista da T&F, Luiz Fernando Pacheco, a atenção especial será mantida pelos operadores no relatório semanal de colheita que será publicado na segunda-feira, no encerramento do mercado: “Ele conterá dados atualizados sobre o plantio de soja e milho, bem como a condição de cultivo de soja e milho”.

A ARC Mercosul destaca que a soja e o trigo tentaram seguir o milho, mas ambas possuem fundamentos de preços bastante baixistas devido aos altos estoques globais: “Sem um problema climático na safra americana e também na brasileira, a tendência de preços menores no ano que vem se mantém”. 

“Além do mais, as exportações brasileiras da oleaginosa se mostram robustas, porém com um total de soja compromissada (vendida em papel) em 15% inferior a 2018. A demanda mundial pelo grão se mostra comedida, sendo o principal contraponto para preços”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.