CI

Pista química pode resolver podridão do cacau 

Esta doença fúngica é um problema sério em todas as áreas do mundo onde o cacau é cultivado


Foto: Pixabay

A descoberta de níveis relativamente altos do composto antimicrobiano clovamida nas folhas de uma cepa de cacau resistente a doenças tem implicações significativas para a reprodução de árvores que podem tolerar a podridão negra do cacau, de acordo com pesquisadores da Penn State que conduziu um novo estudo.  

“A descoberta é significativa porque esta  doença fúngica  é um problema sério em todas as áreas do mundo onde o cacau é cultivado” , disse o pesquisador Mark Guiltinan, professor de botânica hortícola da J. Franklin Styer e professor de biologia molecular de plantas no College of Agricultural Sciences. A podridão negra, causada pelo fungo Phytophthora, causa perdas de espigas de até 30% e mata até 10% das árvores anualmente. 

“Esta é a primeira vez que a clovamida está envolvida na resistência do cacau a patógenos, e o método inovador que usamos para medir o composto nas folhas pode ter um grande impacto na busca pelo desenvolvimento de variedades de cacau altamente produtivas e resistentes a doenças”, disse Guiltinan. "Mas esses resultados também podem ter consequências para o avanço da resistência a doenças  em outras  espécies de plantas”, completou.  

No estudo, as folhas de uma variedade de cacau conhecida como 'Scavina 6', que é tolerante ao fungo que causa a podridão da vagem negra, acumulam níveis dramaticamente mais elevados de clovamida e vários outros metabólitos conhecidos por estarem envolvidos nas respostas ao estresse. Os pesquisadores descobriram esta diferença dramática no acúmulo de clovamida comparando a abundância de centenas de metabólitos especializados nas duas cepas de cacau usando cromatografia líquida e espectrometria de massa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.