CI

Planta chinchilho pode ser opção para controlar a tiririca

A proposta da pesquisa da Embrapa Clima Temperado objetiva desenvolver um produto à base de chinchilho capaz de ser elaborado pelos agricultores em suas propriedades


O pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Gustavo Schiedeck, junto com colaboradores, está desenvolvendo, dentro do projeto de Plantas Bioativas, um trabalho com o chinchilho (Tagetes minuta), também conhecido como erva-fedorenta ou alfinete-do-mato, que foi identificado pela comunidade científica como uma planta com propriedades biocidas. Esta planta está sendo estudada de forma mais intensa pelo grupo de pesquisadores da Cascata, pois há referências de controle da tiririca, uma das plantas invasoras mais expressivas do mundo.


Segundo ele, a proposta da pesquisa da Embrapa Clima Temperado objetiva desenvolver um produto à base de chinchilho capaz de ser elaborado pelos agricultores em suas propriedades. "A tintura é uma técnica utilizada para plantas medicinais. Ela se baseia no fato de que, ao ficar determinado tempo em contato com uma solução extratora (o álcool), a planta transfere alguns de seus princípios ativos para a solução", afirmou o pesquisador.

Se os resultados obtidos forem satisfatórios, a tecnologia desenvolvida será disponibilizada para os agricultores que queiram replicar o uso desta planta na sua propriedade. "Os principais beneficiados serão os agricultores ligados à agroecologia, já que a mão-de-obra para a capina é um problema nas propriedades e esta planta age como um herbicida natural, o que acabaria facilitando o manejo", explicou Gustavo. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Clima Temperado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.