CI

Planta transgênica produz bioplástico natural e degradável

Os protótipos de plantas testados nesses estudos foram programados com genes microbianos


Foto: Pixabay

A Yield10 Bioscience Company anuncia a realização bem-sucedida de uma prova de conceito na produção de bioplástico PHA obtido a partir de plantas geneticamente modificadas (OGM) cultivadas no campo. Os PHAs são polímeros naturais, predominantes na natureza e totalmente biodegradáveis no meio ambiente. 

Atualmente produzidos pela fermentação de micróbios geneticamente modificados, os polímeros PHA também têm aplicações no tratamento de água, onde atuam como uma solução sem resíduos para a contaminação por nitrato e como ingredientes na alimentação animal. 

Yield10 depende da produção direta de PHA em sementes como um coproduto com farinha de óleo e proteína tem o potencial de permitir a produção de bioplásticos de PHA em uma escala agrícola a custos proporcionais aos óleos vegetais básicos para impulsionar a adoção em larga escala em mercados de plásticos. Os bioplásticos PHA poderiam ser usados para fazer uma ampla gama de produtos de consumo totalmente biodegradáveis, diz a empresa. 

Os protótipos de plantas testados nesses estudos foram programados com genes microbianos baseados em uma patente recente registrada para uma nova tecnologia, que foi desenvolvida por pesquisadores da Yield10 para produzir sementes de Camelina contendo altos níveis de bioplástico PHA adequado para produção em campo. 

Várias linhagens de Camelina geneticamente modificadas (GM) foram cultivadas em pequenos lotes em locais de teste de campo nos Estados Unidos e Canadá. Em comparação com as plantas de controle (não modificadas), as linhagens PHA GM Camelina emergiram e amadureceram mais tarde, mas uma vez estabelecidas, exibiram bom vigor, ramificação, floração e formação de sementes.  

Todas as linhagens Camelina GM testadas produziram PHA em sementes. Os níveis de PHA produzidos na semente nos dois locais diferentes foram consistentes e até 6% de PHA do peso da semente madura foi medido com base na linha de planta testada, demonstrando a prova de conceito para a produção de campo de PHA em Camelina sativa usando a nova tecnologia. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.