CI

Plantas tem capacidade de aprender

Testes foram feitos usando luminosidade e vento


Um estudo realizado por David Stacey e Monica Gagliano, ambos pesquisadores da Austrália, mostrou que as plantas também são capazes de aprender. Ambos são cientistas que trabalham dentro da Universidade da Austrália Ocidental, na área de biologia do centro de estudos.  

No estudo, uma planta de ervilha foi colocada em um labirinto em forma de Y. A planta ocupou a base do Y e, através de uma das duas aberturas superiores, foi submetida a estímulos de luz ou vento. Naturalmente, a planta tendia a crescer curvando-se em direção à luz. Então os dois estímulos foram apresentados juntos pelo mesmo buraco. E depois, apenas o vento se apresentou. A planta havia associado que o vento e a luz andavam de mãos dadas e, mais uma vez, inclinavam-se para esse buraco.  

No entanto, eles decidiram dar outra reviravolta. Vento e luz foram apresentados à planta simultaneamente por furos separados. Então eles retiraram os estímulos para finalmente expô-lo apenas ao estímulo do vento. Surpreendentemente, a planta tendia a crescer em direção ao buraco através do qual não havia vento. Isso significa que a planta havia associado que, neste caso, onde havia luz não havia vento e vice-versa, segundo elas. 

Portanto, pode-se concluir que, ao contrário do que muitos pensam, os invertebrados e as plantas têm a capacidade de aprender e o fazem de maneira semelhante ao modo como os humanos o fazem. Provavelmente, o sujeito associou o estímulo neutro ao choque elétrico e sua reação é a mesma que estava sendo aplicada à dita descarga, disseram as especialistas que foram responsáveis pela realização dessa extensa pesquisa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.