CI

Plantio de cana transgênica quase dobra

A cana geneticamente modificada ainda ocupará uma pequena área relativa


Foto: Pixabay

Dados do Centro de Tecnologia Canavieira estimam que a área plantada com cana-de-açúcar transgênica resistente à broca praticamente dobrará na nova safra do Brasil, segundo o que divulgou o Grupo Idea. A safra começou neste mês no centro-sul, à medida que o setor está fortalecido para investir em mais produtividade e vê a biotecnologia mais disponível.

“A empresa líder em ciência canavieira, que teve entre 2017 e 2018 a primeira cana geneticamente modificada do mundo aprovada para uso comercial por órgãos reguladores no Brasil e exterior, avalia que as variedades Bt estarão em 70 mil hectares da safra 2022/23, ante 37 mil na temporada recém-encerrada no centro-sul.

Considerando a área total de cana do Brasil, de 8,2 milhões de hectares na safra passada (2021/22), a cana geneticamente modificada ainda ocupará uma pequena área relativa, porque a multiplicação das variedades adaptadas aos diferentes tipos de solo não é tão rápida como no caso de sementes de soja e milho transgênicas”, indicou o grupo.

Segundo o diretor comercial do CTC, Luiz Paes, em entrevista à Reuters, a expectativa é de avanço mais rápido de agora em diante. “O produtor primeiro quer ver para crer, e precisa ter a disponibilidade de mudas para poder crescer. Agora, tendo mudas e resultados, as duas coisas permitem que ele possa ir alavancando. Nessa área (com a cana transgênica), a perda pela broca vai estar limitada. Possivelmente, a cana RR em mais duas safras esteja pronta para lançar. A melhora do setor nos auxilia muito Para efeito de comparação, estamos falando em uma média do centro-sul abaixo de 10 toneladas por hectares na última safra, que teve uma condição ruim pela seca”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.