Plantio

Plantio de soja no Paraná atinge 73% da área

Estado deve produzir 3,06 milhões de toneladas de milho na primeira safra
Por:
57 acessos

O plantio de soja da safra 2017/18 no Paraná avançou sete pontos percentuais e alcançou 73 por cento da área projetada na semana encerrada na segunda-feira, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado, nesta terça-feira.

O número vem em linha com o de 72 por cento registrado há um ano e revela uma semeadura dentro da normalidade, ao contrário da que ocorre em Goiás, onde o atraso nos trabalhos de campo pode reduzir a produtividade e comprometer a segunda safra (“safrinha”) de milho.

Segundo maior produtor nacional, o Paraná deve colher na safra 2017/18 cerca de 19,5 milhões de toneladas da oleaginosa, com a área avançando para um recorde de 5,45 milhões de hectares, segundo o Deral.

Em paralelo, o plantio de milho de primeira safra, colhido no verão, alcançou 98 por cento da área até segunda-feira no Paraná, ligeiramente acima dos 96 por cento observados há um ano e avanço de nove pontos percentuais na semana.

O Estado deve produzir 3,06 milhões de toneladas de milho na primeira safra. O volume é 38 por cento menor ante 2016/17 e reflete o desinteresse dos produtores em razão dos baixos preços da commodity.

Trigo

Com relação ao trigo, a colheita da safra 2016/17 se aproxima do fim, segundo o Deral. Até segunda-feira, 87 por cento da área havia sido colhida, avanço de 4 pontos percentuais na semana e acima dos 81 por cento de um ano atrás.

A safra de trigo deste ano no Paraná foi castigada por várias adversidades climáticas, incluindo geadas, secas e chuvas no início da colheita.

A expectativa de produção, que era inicialmente de mais de 3,1 milhões de toneladas, foi cortada semana passada para 2,24 milhões de toneladas pelo Deral.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink