Plásticos Novel amplia portfólio e lança embalagens com proteção antimicrobiana
CI
Imagem: Divulgação
LANÇAMENTO

Plásticos Novel amplia portfólio e lança embalagens com proteção antimicrobiana

As soluções atendem os setores alimentício, hospitalar e farmacêutico
Por:

Fabricante de soluções plásticas relacionadas ao transporte e à logística de produtos, a Plásticos Novel investe em uma nova linha de soluções, com proteção antimicrobiana. O lançamento busca agregar mais segurança para os produtos e as respectivas cadeias de consumo dos setores alimentício, hospitalar e farmacêutico. Ensaios realizados pela fabricante indicaram que as embalagens com a proteção antimicrobiana tiveram uma redução de até 99% na atividade de microrganismos.

A tecnologia utilizada nesse processo é um ativo de prata fabricado por uma empresa brasileira, que é aplicado no momento da transformação do polímero, seja por extrusão, injeção, sopro etc. O ativo de prata atua contra uma vasta gama de bactérias (gram positivas/ negativas), fungos e vírus, além de ser o metal menos tóxico para o organismo humano.

“A pandemia da Covid-19 acentuou a necessidade de atenção à biossegurança, visando proteger a vida humana e o entorno dela. A decisão de lançar essa nova solução busca atender à necessidade dos clientes por embalagens mais seguras desde a origem do produto, como é o caso dos alimentos, favorecendo a qualidade de toda a cadeia produtiva”, explica a Coordenadora de Vendas e Marketing, Camila Chaves. Os segmentos hospitalares e farmacêuticos também são beneficiados com os lançamentos da Plásticos Novel, tornando a intralogística e a logística de medicamentos, vacinas e insumos mais seguros.

No transporte de animais vivos, a executiva detalha o exemplo das gaiolas plásticas para movimentação de aves. Mesmo com o processo de higienização nos abatedouros, as gaiolas sem proteção do ativo de prata continuam com elevadas concentrações de microrganismos. Ao serem reutilizadas, acaba-se criando um ciclo de contaminação, oferecendo riscos na saída do produtor até a chegada ao abatedouro. “É importante observar que a gaiola e os demais lançamentos da Novel evitam que as embalagens disseminem a contaminação, levando-a para animais saudáveis. Caso um animal já venha contaminado, ele levará esses microrganismos consigo. Nós enfatizamos isso para que os clientes tenham clareza da segurança dos nossos produtos, no transporte de animais saudáveis, reduzindo os riscos de contaminação cruzada”, ressalta Camila Chaves.

Homologado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Food and Drug Administration (FDA), a tecnologia do polímero agrega mais segurança ao ciclo de vida das embalagens plásticas e retornáveis, sem comprometer a duração da vida útil ou os seus processos de reciclagem.Inicialmente, a Plásticos Novel disponibiliza mais de 10 soluções com a proteção antimicrobiana.

Como atua a solução?

O ativo tem como base o metal prata, atuando de forma física e não química nas superfícies. A principal vantagem desse aspecto é que não há risco de tornar os contaminantes mais resistentes, como acontece com uso dos antibióticos, por exemplo. Isso significa que o ativo age de três formas nas células bacterianas, causando a ruptura da membrana celular, a inativação enzimática e a não replicação do DNA (em inglês, Ácido Desoxirribonucleico), evitando a alimentação e a reprodução dos microrganismos.

As novas embalagens mitigam os riscos de contaminação no processo de logística e não fazem a remediação de um animal que saiu contaminado do produtor. Análises contratadas em laboratório pela Novel estimam que mais 600 microrganismos sejam banidos das superfícies com o uso desse ativo.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink