Plataforma de colheita de milho X10, o mais novo lançamento da GTS
Em testes, a plataforma obteve uma produtividade de mais de 13.000 sacas colhidas em 10 horas
Após anos de pesquisa e incessantes testes, o Show Rural Coopavel foi o local escolhido para o seu lançamento, depois de um ano sendo exposta como protótipo, a X10 finalmente chega ao mercado, disponível nos chassis de 5550 até 12000 milímetros, e espaçamentos de 45 a 90 centímetros. A plataforma conta com um projeto inédito de chassi, com perfil ultra-baixo que permite uma excelente visualização da colheita por parte do operador, além de um sistema de centro leve que concentra o peso da plataforma mais próximo do processador, reduzindo a tensão sobre o sistema hidráulico da colheitadeira.
Concebida para se adequar às atuais colheitadeiras, a X10 foi projetada visando também a próxima geração, a classe X. Com acoplamento universal exclusivo, permite uma rápida e fácil mudança de ângulo de ataque da plataforma, além do mais, as colunas ajustáveis do chassi porta linhas não são soldadas, sua junção é feita por peças no formato ”G”, possibilitando a montagem de qualquer espaçamento. O porta-bico lateral, modulado em duas partes, completa os itens que trazem economia e rapidez, quando necessária uma mudança de espaçamento ou de maquinário.
Em testes de campo, a plataforma obteve uma produtividade de mais de 13.000 sacas colhidas em 10 horas. Esse número se torna possível ao analisar a estrutura das chapas despigadoras, que eliminam um maior percentual de palha; das linhas de colheita, fabricadas em alumínio, proporcionando leveza, rapidez e um alto poder de recolhimento de materiais acamados; e do sem-fim recolhedor, projetado com duplo helicóide e centro de alimentação com hastes em “U”, elevando o desempenho da colheitadeira, tendo em vista sua constante alimentação.
Para completar os diferenciais presentes na máquina, destaca-se a nova transmissão do sem-fim recolhedor, com duplo acionamento que subdivide a força de tração, sendo que a troca de velocidade é feita através da inversão do conjunto de engrenagens. Desenvolvida com a mais alta tecnologia já empregada à uma plataforma de colheita de milho, a X10 conta ainda com abertura e fechamento das chapas despigadoras com ajuste automático e sensores de altura.
Com quase 13 metros de comprimento, numa formatação de 26 linhas de 45cm, a maior plataforma das Américas vem causando espanto por onde passa, no entanto é importante ressaltar que apesar do tamanho, seu peso não chega a assustar, pois além do chassi, diversos componentes também são fabricados em alumínio.
Para quem ainda não conferiu o mais novo lançamento da GTS, a X10 estará em exposição nas principais feiras de agronegócio, durante todo o ano de 2011.
As informações são da assessoria de imprensa da GTS.