Polinização é fundamental para produção de morangos

PRODUTIVIDADE

Polinização é fundamental para produção de morangos

Comunicado técnico da Embrapa destaca importância da diversidade
Por: -Leonardo Gottems
1771 acessos

Um comunicado técnico elaborado pela pesquisadora Katia Braga da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Ambiente), de São Páulo, destacou a importância da presença de uma grande diversidade de abelhas nas flores do morangueiro para promover a produtividade, qualidade e até mesmo a durabilidade do fruto. Estudos indicam que os morangos polinizados por diferentes espécies são mais pesados, têm uma coloração mais vermelha e conseguem classificações comerciais mais elevadas. 

Para se conseguir bons resultados na proliferação das abelhas a pesquisadora recomenda algumas alternativas devem ser adotadas durante a floração da planta como fazer o cultivo próximo à vegetação natural, restaurar áreas florestais vizinhas e realizar a limpeza dos morangueiros a fim de facilitar a acessibilidade dos polinizadores às flores. Segundo Braga, se os cuidados forem intensos, inclusive incluindo a escolha de um método de irrigação que não interfira na atratividade das flores como o gotejamento, os resultados serão mais positivos e o número de abelhas vai aumentar. 

A pesquisadora também ressalta a importância da escolha correta nos produtos de aplicação no cultivo, isso porque ingredientes químicos, ao invés de auxiliar a taxa de polinização podem gerar o efeito contrário, espantando as abelhas ou mesmo as matando. Uma alternativa para melhorar a polinização é o APIS BLOOM, que foi desenvolvido pela Isca Tecnologias e exala uma mistura idêntica ao feromônio Nasonov, que é liberado naturalmente pelas polinizadoras e sinaliza para sinalizar às companheiras que descobriram boas fontes de pólen e néctar nas proximidades. 

De acordo com Leandro Mafra, diretor Executivo e Gerente de Marketing da empresa, além de aumentar a frequência da visita de abelhas nas plantações, o produto não influencia o comportamento de outras espécies. Desse modo, o comportamento desses insetos é alterado e elas visitam mais frequentemente as flores, garantindo assim uma melhor polinização. 

"Uma das coisas interessantes com APIS BLOOM é que as abelhas são instigadas a visitar todas as plantas, o que normalmente, sem o produto, não acontece, as abelhas visitam somente as plantas mais perto das colmeias", explica ele. 

Além disso ele também garante que as pesquisas desenvolvidas pela empresa mostraram  que o produto faz com que as abelhas fiquem mais ativas, "indo e permanecendo mais tempo forrageando, só voltando para a colmeia cheias de néctar e pólen"

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink