CI

Polinização é fundamental para produção de morangos

Comunicado técnico da Embrapa destaca importância da diversidade


Um comunicado técnico elaborado pela pesquisadora Katia Braga da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Ambiente), de São Páulo, destacou a importância da presença de uma grande diversidade de abelhas nas flores do morangueiro para promover a produtividade, qualidade e até mesmo a durabilidade do fruto. Estudos indicam que os morangos polinizados por diferentes espécies são mais pesados, têm uma coloração mais vermelha e conseguem classificações comerciais mais elevadas. 

Para se conseguir bons resultados na proliferação das abelhas a pesquisadora recomenda algumas alternativas devem ser adotadas durante a floração da planta como fazer o cultivo próximo à vegetação natural, restaurar áreas florestais vizinhas e realizar a limpeza dos morangueiros a fim de facilitar a acessibilidade dos polinizadores às flores. Segundo Braga, se os cuidados forem intensos, inclusive incluindo a escolha de um método de irrigação que não interfira na atratividade das flores como o gotejamento, os resultados serão mais positivos e o número de abelhas vai aumentar. 

A pesquisadora também ressalta a importância da escolha correta nos produtos de aplicação no cultivo, isso porque ingredientes químicos, ao invés de auxiliar a taxa de polinização podem gerar o efeito contrário, espantando as abelhas ou mesmo as matando. Uma alternativa para melhorar a polinização é o APIS BLOOM, que foi desenvolvido pela Isca Tecnologias e exala uma mistura idêntica ao feromônio Nasonov, que é liberado naturalmente pelas polinizadoras e sinaliza para sinalizar às companheiras que descobriram boas fontes de pólen e néctar nas proximidades. 

De acordo com Leandro Mafra, diretor Executivo e Gerente de Marketing da empresa, além de aumentar a frequência da visita de abelhas nas plantações, o produto não influencia o comportamento de outras espécies. Desse modo, o comportamento desses insetos é alterado e elas visitam mais frequentemente as flores, garantindo assim uma melhor polinização. 

"Uma das coisas interessantes com APIS BLOOM é que as abelhas são instigadas a visitar todas as plantas, o que normalmente, sem o produto, não acontece, as abelhas visitam somente as plantas mais perto das colmeias", explica ele. 

Além disso ele também garante que as pesquisas desenvolvidas pela empresa mostraram  que o produto faz com que as abelhas fiquem mais ativas, "indo e permanecendo mais tempo forrageando, só voltando para a colmeia cheias de néctar e pólen"

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.