CI

Ponte vai ligar o Brasil ao Pacífico

A Ponte do Abunã vai ligar Acre e Rondônia por terra e fortalecer desenvolvimento regional


Foto: Divulgação

Um sonho antigo está perto da concretização. A Ponte do Abunã, cruzando o Rio Madeira pela BR-364 em Rondônia, no Distrito de Porto Velho, deve ser entregue ainda este ano. A obra é aguardada há 11 anos. A estrutura ligará por terra Acre e Rondônia e permitirá conexão com o Pacífico pelo Peru. 

A inauguração estava prevista para fevereiro de 2021 devido a problemas na obra que atrasaram a entrega. A construção das cabeceiras exigiu um redimensionamento para evitar as cheias do rio. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, por meio de uma rede social destacou que o DNIT segue com os trabalhos de terraplenagem e de construção do elevado. “Neste momento, as equipes da autarquia executam a concretagem e a armação das vigas pré-moldadas da estrutura. Presidente Jair Bolsonaro entrega a obra no final deste ano”, garantiu.

A estrutura promete fortalecer o desenvolvimento regional e facilitar o transporte entre os dois estados que, atualmente, é feito por balsa, um serviço caro e demorado. A obra se estende desde o governo Dilma. O ministro Tarcísio destacou que apesar de a ponte estar em Rondônia, quem mais ganha com a obra é a população acreana. “Como sempre costumo falar, aqui está sendo construído o segundo canal do Panamá. A ponte sobre o rio Madeira representa a união dos oceanos Pacífico e Atlântico. Além disso, o Acre será integrado com os demais estados. Garantia de desenvolvimento, conectividade e competitividade”, completou.

A ponte terá extensão total de 1084m e 14,5m de largura. Do lado de Rondônia, o acesso terá 440m de elevado, além de 1400 metros de pista, sendo necessários 280 mil m3 de aterro. São mais 980m de acesso do lado do Acre.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.