CI

Por que não faz sentido tomar café em jejum? 

O nível de cortisol aumenta rapidamente


Foto: Pixabay

Como a concentração de cortisol no sangue é particularmente alta pela manhã, o café em jejum não faz sentido, descobriu uma equipe de pesquisa americana da Universidade de Maryland. O hormônio do estresse é produzido pelo corpo na segunda metade da noite para prepará-lo para acordar, estimula o metabolismo e atua como um estimulante natural. 

“Se você também bebe café logo após acordar, os efeitos da cafeína simplesmente passam devido ao já alto nível de cortisol. Portanto, os pesquisadores desaconselham beber café até durante ou depois do café da manhã, quando o hormônio foi decomposto novamente”, afirma o portal espanhol Qué!. 

O nível de cortisol aumenta rapidamente. À tarde, porém, diminui com a mesma rapidez, causando a famosa queda da tarde. A sensação nervosa de inquietação pode ser um sinal de aumento dos níveis de cortisol, além do aumento da sudorese. 

“Esse processo é intensificado em pessoas com estresse crônico: o hormônio se mistura, as glândulas supra-renais se esgotam. Muitos acham mais difícil sair da cama. Se você se contentar com café, criará ainda mais caos em seu equilíbrio hormonal: em pessoas estressadas que bebem café logo depois de acordar, o cortisol pode subir tanto à noite que podem ter problemas para adormecer. Portanto, desfrutar do café da manhã tem uma grande influência no seu estado físico e mental”, completa. 

“Mas também há boas notícias para todos os apreciadores de café: o efeito da cafeína aumenta nas primeiras horas da manhã. Nós liberamos a maior parte do cortisol entre 8 e 9 da manhã, o que significa que nosso corpo tem um despertador natural pronto para nós”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.