CI

Porto de Santos tem movimento recorde no 1º bimestre do ano

Resultado foi por conta do salto nas exportações de milho e açúcar


 O Porto de Santos, o maior do país, registrou movimento recorde em janeiro e fevereiro deste ano, com a movimentação de 15,5 milhões de toneladas em carga, por conta do salto nas exportações de milho e açúcar, informou a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) na quarta-feira.


O volume é 15 por cento maior que o registrado no primeiro bimestre do ano passado, e foi puxado pelo aumento de 26,2 por cento nas cargas para exportação, enquanto as importações recuaram 3,8 por cento.

Apenas em fevereiro, a movimentação de cargas foi 4,5 por cento superior ao registrado no mesmo mês de 2012, com aumento de 15,6 por cento nos embarques e queda de 15,4 por cento nos desembarques.

O número de navios que atracaram no Porto de Santos em fevereiro caiu 9,3 por cento ante 2012, refletindo os efeitos da dragagem de aprofundamento e alargamento do canal de navegação, segundo a Codesp.

O Porto de Santos tem registrado longas filas de caminhões no acesso aos terminais do município do Guarujá, que faz parte do complexo de Santos, e em março atrasaram o fluxo de caminhões de contêineres e graneleiros, e coincidiram com a intensificação do embarque de soja, cuja colheita está avançada nas principais regiões produtoras do Brasil.


(Por Roberta Vilas Boas)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.