CI

Preço do frango melhora mas poder de compra em relação ao milho é o menor em 10 anos

O poder de compra do frango apresentou recuperação


Foto: Pixabay

Provavelmente, o menor da história, pois o gráfico abaixo mostra o que ocorreu em relação à principal matéria-prima do frango apenas nos últimos 10 anos (2022: média, preliminar, do primeiro trimestre). Comparativamente a fevereiro passado, quando foi registrado o segundo menor volume do período analisado – perto de 2,9 toneladas de milho por tonelada de frango vivo, volume acima, apenas, das 2,785 toneladas de maio de 2016 – o poder de compra do frango apresentou recuperação, pois enquanto o reajuste mensal do milho não foi além dos 2,5%, o da ave viva aproximou-se dos 22%.

Mas isso ainda não foi suficiente para reverter os resultados do trimestre, que permanece com o menor poder de compra desde 2013 – 3,1 toneladas de milho adquiríveis com uma tonelada de frango vivo.

Considerada a média dos sete anos transcorridos entre 2013 e 2019 (ou seja, antes que os preços do milho fossem dolarizados), o atual poder de compra do frango vivo no tocante ao milho é mais de um terço inferior. Já em relação ao recorde desses 10 anos (ocorrido, exatamente, em 2013) a queda é de quase 42%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.