Preços do cacau devem subir no próximo trimestre

ESTIMATIVA

Preços do cacau devem subir no próximo trimestre

“Nos próximos meses, os preços serão determinados pelos resultados da safra"
Por: -Leonardo Gottems
246 acessos

A tendência para o próximo trimestre é de que condições climáticas desfavoráveis e possível aumento na demanda impulsionem os preços do café, revertendo uma tendência de queda para o período. De acordo com o analista de mercado da INTL FCStone, Fábio Rezende, existia uma expectativa de baixa devido a possibilidade de uma grande safra para 2018/2019. 

“Nos próximos meses, os preços serão determinados pelos resultados da safra, que podem não corroborar com as previsões otimistas que parte do mercado apresenta atualmente. O cenário de uma demanda em expansão – impulsionada por margens lucrativas e consumo elevado – somado a uma oferta que deve encontrar obstáculos para crescer na safra 2018/19, exercerão uma pressão altista nas cotações, interrompendo o movimento de desvalorização verificado recentemente”, explica. 

Isso porque as condições favoráveis de umidade e temperatura na África Ocidental, que corresponde por cerca de 76% de toda a produção global da commoditie estão criando um clima otimista dentre os produtores. No entanto, o especialista alerta dizendo que este mercado ainda não está consolidado. 

De acordo com estimativas da IRI/CPC, existe 73% de chance de o El Niño ocorrer entre novembro e janeiro, o que poderia causar prejuízos para a produção. “Historicamente, episódios de El Niño durante esse período estiveram relacionados a quedas na produção de cacau. De acordo com nossos modelos, um aquecimento do oceano em 0,7°C acima da média, como é previsto, se associa a um desvio de -60 mil toneladas na produção mundial de cacau em relação à sua tendência”, conclui.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink