CI

Produção de alimentos: cinco vezes maior desde 1960

Já o aumento da área cultivada foi de apenas 10%. o aumento da área cultivada foi de apenas 10%


Foto: Divulgação

O uso de novas tecnologias, como o melhoramento genético de plantas, que inclui variedades geneticamente modificadas (GM), o uso de melhores equipamentos agrícolas e a melhoria no manejo das culturas têm desempenhado um papel significativo na promoção da sustentabilidade agrícola. A integração dessas tecnologias destaca como a produção de alimentos é um sistema altamente técnico, exigindo melhorias eficientes em todos os fatores envolvidos.

Desde 1960, a produção de alimentos aumentou quase 5 vezes, enquanto o aumento da área cultivada foi de apenas 10%. Uma estimativa realizada em 2010 sobre o impacto das culturas GM no uso da terra revelou que, sem essas culturas, seriam necessários 13 milhões de hectares adicionais para produzir a mesma quantidade de alimentos disponível aquela época. Aqueles que defendem um retorno à produção agrícola que não dependa da integração de tecnologias modernas promovem as práticas anteriores a 1960, quando os aumentos na produção eram exclusivamente resultado da expansão das áreas cultivadas.

Um dos recursos mais valiosos que os produtores passam para as gerações futuras é a saúde do solo. As inovações desempenham um papel fundamental na melhoria dessa saúde. O controle eficiente de plantas daninhas proporcionado pelo uso de variedades GM facilita a adoção do plantio direto, o que traz benefícios significativos para o solo. A associação entre variedades GM e uma menor demanda por novas áreas de cultivo demonstra como essas tecnologias reduzem os impactos ambientais da agricultura e muitas vezes melhoram a qualidade do solo e da água, ao diminuírem a erosão. A redução no uso de defensivos químicos evita a aplicação de milhões de quilos de ingredientes químicos ativos nas lavouras, beneficiando ainda mais a saúde do solo.

Nas regiões que adotaram as variedades GM, como milho, algodão e soja, essas variedades representam mais de 90% das áreas cultivadas, o que indica que os produtores optaram por produzi-las como parte de sua adaptação para atender à demanda global por alimentos. O uso eficiente de defensivos químicos sintéticos e fertilizantes também ajudam a mitigar as mudanças climáticas, garantindo que os rendimentos sejam os maiores resultando em menor pressão por expansão das áreas cultivadas.

Os benefícios são amplamente percebidos nas propriedades rurais. A redução no uso de defensivos químicos reduz os custos de produção, preserva o meio ambiente e gera alimentos mais saudáveis. O manejo mais eficiente pragas, de doenças e plantas daninhas aumentam o rendimento das culturas. Além disso, o uso reduzido de defensivos químicos por pequenos produtores resulta em menos casos de intoxicação acidental por pesticidas, o que também contribui para a saúde humana.

As tecnologias agrícolas inovadoras proporcionam benefícios econômicos aos produtores, mas esses benefícios também se estendem à sociedade como um todo. O menor uso de produtos químicos, juntamente com práticas agrícolas mais sustentáveis, resulta em menos escoamento de substâncias químicas para as bacias hidrográficas, reduzindo o potencial de exposição da sociedade a essas substâncias. As inovações genéticas, como as variedades GM, contribuem para garantir a disponibilidade de alimentos, como o mamão no Havaí ou o arroz dourado rico em pró vitamina A em países com hipovitaminose. 

Além disso, outros avanços tecnológicos promissores, como a agricultura digital e o uso de produtos biológicos, estão sendo adotados pelos produtores para impulsionar o contínuo progresso na produção de alimentos em todo o mundo. Embora enfrentemos desafios em constante evolução, as perspectivas são encorajadoras. A tecnologia tem sido uma força motriz na resolução dos desafios humanos ao longo da história.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7