CI

Produção de feno em Rio Verde/GO

Boa rentabilidade anima produtor, que agora investe em pré-secado


Dos 970 hectares da Fazenda Confusão, localizada a cerca de 80 quilômetros de Rio Verde, 60 são destinados ao plantio de grama Tifton 85, espécie que possui maior concentração de proteínas, cuja finalidade é a produção para comercialização de feno.

Diante do tamanho da propriedade, o número pode ser considerado pequeno. Porém, caminhando para a quarta safra, a área do plantio da grama aumentou em 400% desde o primeiro experimento.

O avanço na produção é resultado da comercialização garantida e de rentabilidade de quase 50% em relação ao custo de plantio e manutenção. Hoje, são produzidos 3,5 toneladas de feno por hectare, totalizando cerca de 60 mil fardos por safra. Além disso, a escolha de uma espécie de grama que suporta clima mais úmido e a integração com outras atividades da fazenda contribuíram para o sucesso.

Três tipos de feno são produzidos no local. O tipo A possui somente folhas, alto nível proteico e é indicado para gado de genética avançada. O tipo B é composto de um pouco de talo e fibra – tem como finalidade alimentar cavalos de passeio. O tipo C é o de pior aceitação, por conter um capim mais fibroso. O fardo do feno é comercializado, na fazenda, sem serviço de entrega, por 9 reais, 7 reais e 5 reais, respectivamente.

De acordo com o proprietário da fazenda, Silvio Selaizin, o produto tem espaço comercial. Mas ele prefere aumentar aos poucos a área plantada. “Hoje, produzimos, vendemos e entregamos.” O feno produzido por Silvio alcança pecuaristas de outros Estados, como Mato Grosso (MT), e o Distrito Federal (DF). Ele acredita que a qualidade abre portas para mercados mais distantes.

Pré-secado
A umidade ideal no processo final da produção de feno gira entre 12% e 15%, o que inviabiliza a utilização do solo para a atividade no período chuvoso. De forma a otimizar o uso da área, há cerca de um mês o produtor resolveu investir no pré-secado – alimentação própria para gado leiteiro.

O pré-secado necessita de umidades mais elevadas, entre 40 e 50%, perfeita no período das águas. “O custo de produção é três vezes menor que o do feno. Vamos produzir 4 toneladas a mais por hectare”, diz o produtor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7