CI

Produção de melancia no TO deve aumentar em 30% na safra 2009

O plantio de área da fruta aumentou de cinco mil hectares para 6,5 mil hectares este ano


A expectativa de produção de melancia no Tocantins é aumentar em 30% na safra 2009, chegando a 1,5 mil hectares a mais em relação à safra 2008. O plantio de área da fruta aumentou de cinco mil hectares para 6,5 mil hectares este ano.

A previsão é colher cerca de 40 mil toneladas de melancia a mais, em relação à safra passada. Em 2008, foram colhidas 134 mil toneladas. A estimativa para 2009 é chegar a 174 mil toneladas de melancia.

Segundo o diretor de fruticultura da Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Elias Júnior, o aumento da produção é resultado da adesão de mais produtores e a mudança de plantio de culturas. “Esse aumento é apenas a retomada do plantio da melancia. Em 2008 houve uma pequena redução na área plantada devido a alguns produtores terem investido em outras culturas”, enfatizou.

De acordo com o produtor e integrante da Cooperformoso – Cooperativa Agroindustrial do Rio Formoso, município de Formoso do Araguaia, Cláudio Moreno, este ano a Cooperativa apostou mais no plantio da melancia. “Vamos expandir a área plantada para aumentar a produção. Ano passado plantamos cerca de 1 mil hectares; este ano os cooperados devem chegar a 1,5 mil hectares”, estimou.

Projeto Rio Formoso

Cerca de 89% da melancia produzida no Tocantins são provenientes do município de Lagoa da Confusão e do Projeto Rio Formoso, no município de Formoso do Araguaia. O projeto com sistema de irrigação possui quase 28 mil hectares de várzea. É o maior projeto de irrigação contínua do mundo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.