CI

Produção orgânica é certificada em Alagoas

Número de unidades reconhecidas deve chegar a 48 no estado, com entrada de atendidos em APL do Vale do Mundaú


Número de unidades reconhecidas deve chegar a 48 no estado, com entrada de atendidos em APL do Vale do Mundaú

Maceió - Desde 2009, o Sebrae em Alagoas trabalha pelo reconhecimento de agricultores orgânicos e vem conseguindo resultados positivos com um aumento significativo de concessão de selos ano após ano. No início do atendimento eram 12 os produtores certificados. Atualmente, o número está em 38.

Um representante da Ecocert, empresa responsável por emitir os certificados, irá fazer visitas e avaliações de 10 novas unidades de produção durante os próximos dias. Também irá revalidar o selo de outros 28 produtores de Arapiraca, Coruripe, Maceió e Santana do Mundaú atendidos pelos Arranjos Produtivos Locais (APL) Horticultura e Laranja no Vale do Mundaú. Dentre as propriedades que estão na lista de renovação, haverá o sorteio de apenas uma para ser visitada e avaliada.

Nas propriedades, os peritos observam aspectos como higiene e a água utilizada. Também recolhem amostragem do solo e fazem verificação do adubo. Após dois meses, os resultados das análises são entregues e os certificados emitidos.

De acordo com Cristina Loureiro, analista de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae em Alagoas, o nível de consciência da população em relação à ingestão de alimentos orgânicos tem aumentado. Por conta disso, os produtores certificados chegam a ganhar 30% a mais por seus produtos.

Ainda segundo Cristina, apesar de os agricultores precisarem de mais cuidados com o cultivo, tendo em vista que não usam produtos químicos, os orgânicos são vantajosos para eles na medida em que não são necessários grandes investimentos em compras de conservantes, por exemplo.

“Todas as certificações estão de acordo com a Lei de Orgânicos, que busca melhorar a qualidade desses alimentos no país. Por isso, acompanhamos com muito cuidado os produtores que vão receber o certificado e também aqueles que vão renová-lo”, destaca Cristina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.