CI

Produtividade de arroz é recorde no RS

O índice positivo se deve às boas práticas de manejo da lavoura aliadas a condições climáticas favoráveis


O 9º Levantamento de Safra de grãos divulgado nesta segunda-feira (8) pela Conab apontou produtividade recorde de arroz no Rio Grande do Sul. De acordo com os dados colhidos entre 18 e 22 de maio, em cada hectare serão colhidos, em média, 7.150 quilos do cereal, totalizando 7.905 mil toneladas. Com isso, o estado permanece como o principal produtor nacional de arroz, responsável por 62% do total. O índice positivo se deve às boas práticas de manejo da lavoura aliadas a condições climáticas favoráveis.

Já o milho e o feijão 2ª safra apresentam redução na produção devido à estiagem no final de 2008 e nos meses de março e abril deste ano. A primeira cultura caiu 23,8% em relação ao levantamento de safra anterior e foi estimada em 4.047,5 mil t. Já o feijão a redução foi de 7,2% na produtividade. A soja apresentou ligeiro aumento em relação à temporada 2007/08, mantendo a produtividade de 2.070 Kg/hectare. A colheita da oleaginosa no estado gaúcho deve chegar a 7.912,6 mil t.

O estudo prevê ainda, para a safra de inverno 2009, uma área plantada de 866,6 mil hectares para o trigo, projetando-se uma produção de 1.733,2 mil t, redução de 15,8% se comparada à do ano anterior. Segundo o superintendente regional da estatal, Carlos Manoel Farias, a redução de plantio das culturas de inverno se deve, principalmente, às dificuldades de comercialização da última safra colhida.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.