CI

Produtor adere à agricultura de precisão e evita prejuízos

A técnica será divulgada durante a terceira edição da Bienal dos Negócios da Agricultura, que começa na quarta-feira, no Cenarium Rural, em Cuiabá

Plantar com exatidão e perfeição faz parte da rotina de qualquer produtor mato-grossense. Porém, o período pós-crise de renda que vem impactando a rentabilidade do segmento no Estado desde a safra 04/05 exigiu readequações de gestão, hábitos e costumes para uma nova performance dentro de campo. Economizar é palavra de ordem, mas a produtividade não pode ser esquecida e muito menos subtraída. Neste contexto, onde "menos tem a obrigação de se tornar mais", é que os produtores começam a levar lavoura adentro a técnica da Agricultura de Precisão.

A técnica será divulgada durante a terceira edição da Bienal dos Negócios da Agricultura, que começa na quarta-feira (19) no Cenarium Rural, em Cuiabá. A "Agricultura de Precisão\" (AP) tem por objetivo a redução dos custos de produção, a diminuição da contaminação da natureza pelos defensivos utilizados e também o aumento da produção.

Como antecipa o coordenador da Bienal, Ricardo Arioli Silva, a técnica será o "coringa" na manga do produtor a partir de agora. "A adoção dessa técnica é recente no Estado e está sendo absorvida de forma crescente, ano a ano. Nos Estados Unidos, é um sistema largamente utilizado".

O professor da Esalq/USP, José Paulo Molin, apresentará uma palestra sobre o tema no dia 20, às 14h, de forma resumida. A AP proporciona economia de insumos, pois a aplicação passa a ser feita por meio de doses, que variam de talhão para talhão. "Assim, o agricultor pode aplicar mais nutrientes onde há mais carência, e prever redução na aplicação do insumo onde for possível\". Com a realocação dos nutrientes são minimizados os desequilíbrios e a produtividade das culturas tende a melhorar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.