Produtores aprendem técnicas de inseminação artificial em Novo Oriente de Minas

Bovinos

Produtores aprendem técnicas de inseminação artificial em Novo Oriente de Minas

Dez produtores rurais participam nesta semana de um curso de Inseminador promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni
46 acessos

Dez produtores rurais participam nesta semana de um curso de Inseminador promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni, em parceria com o Senar Minas. O evento que teve início na segunda-feira (19), tem encerramento previsto para a próxima sexta-feira (23). O curso é em Córrego da Inveja, na Fazenda Sucupira, zona rural do município de Novo Oriente de Minas, extensão de base do Sindicato.

O interesse dos participantes é promover uma melhora genética do rebanho bovino e otimizar custos com a inseminação artificial. A afirmação é do mobilizador do Sindicato Rural de Teófilo Otoni, Dyoney de Carvalho Dohler. "Estes produtores rurais que estão participando do curso já trabalham inicialmente com animais de uma genética melhor. Então, o objetivo deles é, por exemplo, fazerem eles mesmos a inseminação artificial, ao invés de pagar por isso. Além disso, manter essa melhora genética que eles vêm obtendo com os seus respectivos rebanhos”.

De acordo com o instrutor Júlio Alberto Freire, “com uma boa genética, as vacas têm uma conversão melhor, pois conseguem transformar o alimento em leite com maior facilidade. Resumindo: produzem mais”. “O cruzamento genético proporciona um rebanho de alto rendimento, que vai produzir mais. Antigamente era feito apenas o cruzamento normal de animal com animal, mas com o passar do tempo a cabeça dos produtores foi mudando e hoje muitos investem na inseminação artificial”, comenta o instrutor.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink