CI

Produtores do RS intensificam preparativos para safra de milho

Área já semeada este ano alcança cerca de 50 mil hectares, segundo acompanhamento realizado nesta quinzena pela Emater


Com a melhora do tempo no Rio Grande do Sul, produtores intensificam os preparativos para a implantação da safra de milho, como dessecação das plantas de cobertura e regulagem das máquinas. Alguns, inclusive, localizados em zonas mais quentes, lançaram sementes ao solo, sendo que a área já semeada este ano alcança cerca de 50 mil hectares, segundo acompanhamento realizado nesta quinzena pela Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Em comparação com anos anteriores, esse ritmo inicial parece mais lento, com os produtores diminuindo, inclusive, a aquisição de insumos. Nos últimos 40 anos, segundo a série histórica do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - a menor área cultivada foi na safra 2004/2005, com 1,206 milhão de hectares. Todavia, essa diminuição poderá ser compensada na produção, pela boa produtividade que o estado poderá obter, tendo em vista a perspectiva de uma primavera e um verão com chuvas abundantes devido ao fenômeno El Niño. Pelo histórico, em anos de sua ocorrência, a produtividade tende a ser elevada.

De qualquer maneira, segunda a Emater, o agricultor parece não acreditar muito na recuperação dos preços praticados para o produto, influenciando negativamente na decisão de plantar além do mínimo necessário. Durante a semana, a saca de 60 quilos ficou cotada ao preço médio de R$ 16,97. Uma queda de 1,11% no período.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.