Produtores do RS intensificam preparativos para safra de milho

Agronegócio

Produtores do RS intensificam preparativos para safra de milho

Área já semeada este ano alcança cerca de 50 mil hectares, segundo acompanhamento realizado nesta quinzena pela Emater
Por:
473 acessos

Com a melhora do tempo no Rio Grande do Sul, produtores intensificam os preparativos para a implantação da safra de milho, como dessecação das plantas de cobertura e regulagem das máquinas. Alguns, inclusive, localizados em zonas mais quentes, lançaram sementes ao solo, sendo que a área já semeada este ano alcança cerca de 50 mil hectares, segundo acompanhamento realizado nesta quinzena pela Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Em comparação com anos anteriores, esse ritmo inicial parece mais lento, com os produtores diminuindo, inclusive, a aquisição de insumos. Nos últimos 40 anos, segundo a série histórica do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - a menor área cultivada foi na safra 2004/2005, com 1,206 milhão de hectares. Todavia, essa diminuição poderá ser compensada na produção, pela boa produtividade que o estado poderá obter, tendo em vista a perspectiva de uma primavera e um verão com chuvas abundantes devido ao fenômeno El Niño. Pelo histórico, em anos de sua ocorrência, a produtividade tende a ser elevada.

De qualquer maneira, segunda a Emater, o agricultor parece não acreditar muito na recuperação dos preços praticados para o produto, influenciando negativamente na decisão de plantar além do mínimo necessário. Durante a semana, a saca de 60 quilos ficou cotada ao preço médio de R$ 16,97. Uma queda de 1,11% no período.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink