Programa quer ampliar produção de leite na BA
CI
Agronegócio

Programa quer ampliar produção de leite na BA

O volume de animais que passarão pelo processo mais que dobrou em relação a 2011
Por:
Com o Intuito de melhorar o rebanho leiteiro dos produtores da agricultura familiar na Bahia, o Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA),vai Inseminar mais de dez mil vacas ate o final do ano. O volume de animais que passarão pelo processo mais que dobrou em relação a 2011, quando foram inseminadas cerca de quatro mil fêmeas. A expectativa é que haja um aumento na produção de leite do Estado, que atualmente é de aproximadamente 34 milhões de litros/dia.


O procedimento já está sendo realizado com todo o Estado, prioritariamente em áreas de assentamentos e comunidades de agricultores familiares, Para a Inseminação a EBDA utiliza semens de touius das raças gir e guzera, coletados e armazenados pela empresa. "São raças de dupla aptidão, em que as fêmeas são produtoras de leite e os machos servem como gado de corte de melhor qualidade por conta da genética", explica o diretor de pecuária da EBDA. Marcelo Matos


FINANCIAMENTO

A técnica de Inseminação artificial por tempo fixo (IATF),utilizada pelo programa. aceita que haja uma expectativa de 50% de prenhez confirmada entre 45 e 60 dias após a inseminação. As vacas que não ficarem prenhas são Incluídas em uma nova etapa. Matos explica que a técnica garante uma eficácia de prenhez entre 70% e 80%, considerando o primeiro cio de retomo dos animais. "Dessa forma, a gente passa a disponibilizar esse material de primeira qualidade a produtores que não teriam condições de adquiri-los para executara Inseminação tradicional". destaca.


Segundo Matos, o retorno econômico da Inseminação é de médio prazo, considerando o largo ciclo reprodutivo dos bovinos.

Jornal A Tarde

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.